Cidades

Um clube cheio de elegância

Frequentado por JK no começo da capital, o Brasília Country Club preserva história e qualidade de vida para os associados

postado em 29/06/2019 04:17
Aos 61 anos, o clube se confunde com a criação de Brasília
A primeira região em que Juscelino Kubitschek pisou quando veio a Brasília. Uma área verde preservada como nos anos 1960 e com muito ar puro. Tudo isso no Park Way, bem perto do Plano Piloto. O Brasília Country Club (BBC) faz parte do nascimento da utópica capital da República. Desde que foi inaugurado, em 26 de abril de 1958, o BCC, como também é chamado, mantém a proposta de oferecer lazer e qualidade de vida aos frequentadores. Com área aproximada de 184 hectares, o equivalente a 257 campos de futebol, era um dos locais mais visitados pelos primeiros moradores da capital.

José Augusto Ribeiro, vice-presidente do Country, se orgulha do clube que ajuda a administrar. ;O Club é uma extensão da minha vida. Os momentos mais felizes que passei foram nele, com os amigos e família;. Em cada metro quadrado, as plantas, o colorido das flores e os registros históricos emocionam quem visita o local.


Os momentos marcantes estão gravados nas paredes da Casa Velha, antiga sede da Fazenda do Gama, transformada em museu. Além disso, outra marca registrada do clube é a hípica. Desde a fundação, o Country se tornou referência no hipismo e é escola de grandes atletas, como o associado Sérgio Oliva, medalhista da Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos.

A estrutura das pistas de treinamento é o atrativo para os sócios. O empresário Victor Ramos, 35 anos, é diretor da hípica do Country Club. Ele pratica a modalidade há 11 anos, e tudo começou por influência dos pais. ;Seja em qualquer lugar, o hipismo se diferencia do futebol e do tênis, por exemplo. Porque você tem que ter o animal para praticar. É um esporte que depende da sintonia dos dois para ter sucesso;, afirma.


O clube oferece duas categorias para os mais de 70 praticantes: o adestramento e o salto. O primeiro costuma ser a base inicial, pois será onde o aluno trabalhará a postura corporal e a mecânica dos exercícios. A prova de saltos demonstra algumas qualidades do cavalo, como força, potência, obediência, velocidade e respeito aos obstáculos. Para colocar a atividade em prática, cinco pistas de treinamento ficam à disposição dos sócios. Uma delas ganhou o nome de Israel Pinheiro, em homenagem a uma das autoridades responsáveis pela construção de Brasília. Ela também foi a primeira pista de salto construída na capital (26 de abril de 1986), e é palco de importantes campeonatos.


Desde 1993, Roberta Alfinito, 37, empresária, encontrou no hipismo a possibilidade de melhorar a qualidade de vida. ;Depois que comecei a andar de cavalo, aprendi a ter mais disciplina, respeito aos animais e, principalmente, dedicação e esforço;, conta. O encanto pelo esporte começou no dia em que ela foi convidada para ver a amiga competir em uma prova de hipismo. De lá para cá, ela acumula medalhas de campeonatos nacionais e internacionais, e deixa o legado para os filhos, Eduardo Alfinito, 4, e Maria Clara, 2. ;Falo para eles sobre o que aprendi no hipismo e me alegro quando os vejo querendo montar. Os olhos deles brilham. Meu filho sempre fala para mim: ;Mamãe, vou ganhar troféu.; Isso me enche de orgulho;, admite.


Ambiente de paz
Além do esporte, outro motivo que faz o brasiliense sair de casa e ir a um clube é a procura por tranquilidade. E não há nada mais relaxante do que estar rodeado de verde em um lugar naturalmente encantador. É nisso que acredita Claudio Leuzinger, 76, aposentado. ;Eu era escalador de montanhas antes de vir para Brasília, então sempre fui ambientalista, uma pessoa apaixonada pela natureza. Quando me mudei para a capital, fiquei procurando um lugar com a minha cara e encontrei o Country. Foi amor à primeira vista!”, lembra.

Associado há 39 anos, ele brinca dizendo que ;casou com o clube;, de tanto tempo que passa no local. ;É um espaço com valores bem familiares, e também é onde encontro trilhas, tenho contato com o meio ambiente e me sinto bem;, diz. Nos pontos mais afastados dos caminhos que cortam a área de preservação, são frequentes os relatos de aparições de animais como macacos, aves e veados, por exemplo.

A extensa área verde conta com nascentes que deixam um clima úmido e agradável, ideal para quem quer fugir da seca típica do meio do ano no DF. Há quem diga que até a água de lá é diferente. Além de possuir Área de Proteção de Manancial (APM) dentro do espaço, o clube abastece residências das proximidades e se orgulha das piscinas.


Outro motivo de satisfação dos associados está na famosa bica d;água. ;A música Água de beber, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, foi feita nas imediações do Country. O Tom estava com sede e perguntou a um funcionário onde tinha água por lá. O homem respondeu: ;Tem água de beber ali, camarada!’, apontando para nossa bica em cima do córrego, e assim o músico compôs a canção;, conta Claudio. Tudo isso encanta o associado, que passou vários momentos especiais no espaço do Park Way. ;Eu criei meus filhos e netos dentro do clube;, comenta.

Quintal dos sonhos
Bruno Marcelo, 44, é pai de três crianças que podem desfrutar de um quintal de 184 hectares de área. ;Nós moramos em um apartamento, mas o Country é uma extensão da nossa casa;, afirma o empresário. Os pequenos, de 5, 7 e 8 anos, se sentem à vontade no segundo lar, principalmente porque lá encontram suas paixões. ;O clube tem uma área esportiva muito forte, e meus filhos são parte de times de futebol e hipismo aqui, cada um fazendo o que gosta;, diz. A filha do meio, por exemplo, coleciona participações em competições do esporte a cavalo, que é marca registrada do local.

O pai era associado antes de os filhos nascerem, e acabou sendo um dos responsáveis pela área futebolística. ;Lá, nós nos sentimos acolhidos porque encontramos respeito, paz e tranquilidade. E, além dessa natureza fantástica, também é um lugar com uma identidade forte dos esportes, então quem é associado vai crescendo junto com a família ;countryana;;, afirma.

Para ele, um dia perfeito tem que ter um churrasco e confraternização entre familiares e amigos no clube. É a mesma opinião de Afonso Siqueira, 65, que se associou em 1991. ;Meus meninos também cresceram no clube e, até hoje, se relacionam com amigos que fizeram no Country. Hoje, eles não frequentam mais como antes. Mas, acho que quando eles casarem e tiverem meus netos, vão voltar a ir muito;, opina.



Como se associar

Existem duas modalidades de sócios: associado patrimonial e associado contribuinte. O valor mensal para ambos é de R$ 497. Para se associar, basta preencher os dados no endereço bit.ly/formularioclube e aguardar o contato do Brasília Country Club.



Brasília Country Club

Área: 184 mil m;
Associados: 750
Idade: 61 anos




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação