Cidades

Consultório em Ceilândia é isolado após explosão em máquina de raio-x

Proprietária acionou o Corpo de Bombeiros por acreditar que houvesse chance de contaminação radiológica. No entanto, equipamento liberou apenas óleo lubrificante

postado em 01/07/2019 20:54
Ocorrência mobilizou equipe especializada em produtos perigosos do Corpo de Bombeiros A explosão do transformador de uma máquina de raio-x instalada na QNN 40, em Ceilândia Sul, assustou a dona de uma clínica odontológica, na tarde desta segunda-feira (1;/7). Com medo de que houvesse contaminação radiológica, a responsável pelo estabelecimento acionou o Corpo de Bombeiros, que enviou ao local uma equipe de especialistas em produtos perigosos do Grupamento de Proteção Ambiental. A corporação isolou a área para efetuar testes e detectou que a máquina liberou apenas óleo lubrificante.

O transformador do equipamento de raio-x explodiu no momento em que a proprietária da clínica o ligou na tomada. Os bombeiros informaram que o fluido amarelado que saiu do aparelho é conhecido como undecano. Ele costuma ser usado em itens elétricos e, geralmente, é liberado em situações de superaquecimento.

Segundo o tenente Paulo Jorge Trindade, a explosão decorreu, provavelmente, do fato de o equipamento ser antigo. "A máquina estava havia muito tempo fora de uso. Ela (proprietária da clínica) acionou a corporação por acreditar que o produto se tratava de algo radioativo, mas verificamos que era óleo lubrificante. Como ela havia acabado de ligar o aparelho, o líquido não estava aquecido; então, ela não sofreu queimaduras", explicou o bombeiro.

Vinte e duas pessoas atuaram no atendimento. Após os testes, a equipe retirou o excesso do produto e liberou a clínica. "O grupamento trabalha recolhendo o material. Nesse caso, o produto passou por análise para identificação com a ajuda de um equipamento, e vimos que não havia risco de acidente", detalhou Paulo Jorge. "Esse tipo de explosão não acontece com frequência. O mais comum é transformadores de redes de eletricidade explodirem", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação