Isa Stacciarini
postado em 02/07/2019 14:15
Pacientes internados na ala de oncologia do Hospital de Base precisaram tomar banho gelado na manhã desta terça-feira (2/7), no Distrito Federal. Uma das pacientes que precisou enfrentar o banho frio foi a aposentada Nalva Maria Nascimento, 84 anos. "A água estava gelada. Não só minha mãe, mas outra paciente ao lado também tomou banho frio", contou a filha da idosa, a vendedora Lucia Santos Dias. Nesta terça-feira (2/7), a temperatura no Distrito Federal chegou a 11;C , durante a madrugada.
Diagnosticada com câncer no reto desde abril de 2018, Nalva precisou ser internada no hospital na segunda-feira (1/7) para fazer um procedimento de colonoscopia. A expectativa da família é que a paciente receba alta nesta terça. "Agora vamos aguardar o encaminhamento dos médicos para cirurgia", explicou a filha.
A Secretaria de Saúde justificou que, devido ao alto consumo de água quente no tempo frio, houve uma baixa no reservatório de água quente, "o que provocou intervalos no fornecimento da água em temperatura mais elevada".
Segundo a pasta, o problema ocorreu em parte do bloco do pronto socorro, sem afetar o bloco da internação. "As equipes de manutenção já estão liberando, neste momento, o fornecimento em maior volume da água quente e normalizando a distribuição", alegou. Apesar do projeto, o órgão ainda detalhou "que as caldeiras estão em uso e em perfeito funcionamento."