Cidades

Obra de Athos Bulcão é inaugurada em novo local no Aeroporto de Brasília

Painel de 93 metros de comprimento levou dois meses para ser remanejado. Inauguração coincide com data do 101° aniversário do artista

postado em 02/07/2019 15:55
Obra ficará exposta no corredor da sala de embarque doméstico O Aeroporto de Brasília e a Fundação Athos Bulcão (Fundathos) inauguram, às 16h30 desta terça-feira (2/7), o terceiro trabalho do artista carioca no terminal aéreo. A obra trata-se de um painel em chapas de aço perfuradas e dobradas, com 93 metros de comprimento e pintadas com tinta automotiva nas cores azul-claro, verde, amarelo, rosa-claro e marrom.

A data escolhida para a inauguração coincide com o dia do 101; aniversário do artista, que morreu em julho de 2008. A obra, de 2003, chegou a ficar em exposição em dois locais: no antigo terraço do aeroporto e no caminho de acesso à Sala VIP. O remanejamento levará o painel para o corredor da sala de embarque doméstico, no Conector Sul do Terminal, em uma área mais acessível para os passageiros. A mudança custou R$ 430 mil e levou dois meses para ser concluída.

Além dessa obra, o Aeroporto de Brasília hospeda um painel em azulejos esmaltados, em padrão geométrico, nas cores amarelo e laranja, na área de embarque internacional, e outro, verde e azul, no embarque doméstico. Todos os trabalhos são tombados e fazem parte do inventário de obras de Athos Bulcão em Brasília, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação