Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia Ambiental captura jiboia que estava em rua na 109 Sul

Até está quinta-feira (4/7), o Batalhão Ambiental da Polícia resgatou 322 cobras das mais variadas espécies no Distrito Federal

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar capturou uma jiboia que estava no meio de uma rua na 109 Sul, nesta quinta-feira (4/7). A equipe foi acionada por pessoas que passaram na via e viram a cobra.

O animal tem 1,2m e cerca de cinco quilos. A jiboia estava saudável e foi levada para a Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília, onde foi solta.

Somente este ano, 322 cobras de variadas espécies foram resgatadas pelo BPMA no Distrito Federal. No ano passado, a corporação capturou 340, ao todo. De acordo com o major Souza Júnior, o alto volume de chuvas em 2019 pode ter causado o aparecimento de mais animais silvestres no meio urbano.

;Além disso, o grau de conscientização da sociedade em acionar o batalhão aumentou. Antes, quando as pessoas se deparavam com algum animal, matavam ou faziam algum outro tipo de maldade. Hoje, nos procuram mais para fazer o resgate;, disse o major.

O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

Caso algum cidadão encontre qualquer tipo de animal silvestre, o militar aconselha não tentar capturar ou isolar o bicho. Se ele aparecer dentro de casa, o isolamento pode ser feito em algum cômodo do imóvel, no entanto, a porta deve permanecer fechada e o contato com o bicho evitado. Se o animal estiver em campo aberto, a orientação é verificar para onde o animal está indo.

;Depois é só ligar para o nosso batalhão e nos indicar para onde ele foi. O Batalhão Ambiental chega o mais rápido possível com equipamento adequado para preservar a todos;, reforçou o major. O telefone para denúncias é (61) 99351-5736.