Cidades

Escorpiões: Vigilância Ambiental recebeu 824 solicitações de inspeção

Para evitar acidentes, a área técnica recomenda colocar rodos duplos de borracha nas portas, telas nos ralos e janelas e controlar a presença de baratas, principal alimento do aracnídeo

postado em 04/07/2019 17:43
No Distrito Federal, a maioria dos acidentes são causados pelo escorpião amarelo, espécie conhecida como Tityus serrulatus De janeiro a 1; de julho a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde recebeu 824 solicitações de inspeção devido à presença de escorpiões em residências. Para evitar acidentes, a área técnica recomenda colocar rodos duplos de borracha nas portas, telas nos ralos e janelas e controlar a presença de baratas, principal alimento do aracnídeo.

O biólogo da Vigilância Ambiental, Israel Martins Moreira, explica que, para impedir que o animal povoe o quintal e busque abrigo dentro de casa, é preciso retirar entulhos, resto de materiais de construção e montes de lixo, ambientes ideias para os escorpiões se esconderem.

No Distrito Federal, a maioria dos acidentes são causados pelo escorpião amarelo, espécie conhecida como Tityus serrulatus. O animal gosta de locais escuros e úmidos, como caixas de esgoto, de eletricidade e até de linha telefônica.

Israel alerta ainda que é necessário manter as instalações elétricas e luminárias bem encaixadas para elas não funcionarem como porta de entrada do escorpião em casa "pois eles podem se esconder em tubulações e frestas". "É preciso, sempre, examinar sapatos, toalhas, roupas em geral e de cama, afastar camas e sofás das paredes, verificar móveis e compras em caixas fechadas, porque podem transportar um escorpião dentro de casa", reforça o biólogo.

A Vigilância Ambiental é responsável por promover ações de controle e prevenção no DF. Caso seja constatada a presença de escorpião dentro de casa, o serviço pode ser acionado pelo telefone 2017-1344 ou pelo Disque-Saúde 160.

Em caso de picada, o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) está disponível 24h por dia para dar as primeiras orientações, por meio do telefone 0800 644 6774. A Secretaria de Saúde recomenda que, ainda que a maioria dos acidentes com o animal seja leve, a vítima deve procurar a emergência de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Veja abaixo os locais com soro antiescorpiônico no DF:

Hospital Regional de Ceilândia;

Hospital Regional de Brazlândia;

Hospital Regional de Sobradinho;

Hospital Regional da Asa Norte;

Hospital Regional de Taguatinga;

Hospital Regional de Santa Maria;

Hospital Regional do Paranoá;

Hospital Regional de Samambaia;

Hospital Regional do Guará;

Hospital Regional de Planaltina;

Hospital Regional do Gama;

Hospital Materno Infantil de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação