postado em 06/07/2019 04:22
; CARTEL
Traficante condenado
O juiz André Ferreira de Brito, da 2; Vara Criminal de Brasília, condenou Lúcio Rueda Bustos (foto) a um ano e dois meses de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso. Apontado como ex-líder do cartel Juarez, um dos maiores cartéis de drogas do México, Bustos está preso em Brasília desde fevereiro e não poderá recorrer da sentença em liberdade. Ao ser abordado por policiais civis em um hotel de Brasília, Lúcio apresentou documento falso, com nome de outra pessoa. Em depoimento à Justiça, o acusado disse que não usou o documento falso nem o entregou aos policiais. Disse ainda que seu nome é Ernesto Plascência San Vicente e argumentou que a ação da Polícia Civil do DF foi ilegal. Ao analisar o caso, o juiz André de Brito afirma que a versão do réu é ;inverossímil e isolada;. Diz ainda que a defesa dele falhou em apresentar ;qualquer elemento a demonstrar que o nome do réu seja Ernesto Plascência San Vicente;.
; AGRESSÃO
Estudante transferido
O adolescente de 13 anos que jogou uma cadeira no diretor do Centro de Ensino Fundamental 4 de Sobradinho 1 será transferido da instituição. ;É um adolescente que está em liberdade assistida pelo ato infracional análogo ao crime de furto. Antes de chegar à nossa escola, passou por outras três. Na semana passada, ele havia sido pego com cigarros comuns na bolsa. Demos uma chance a ele. Mas, quando a situação se repetiu, e de fato ele estava com a droga, não havia outra saída senão uma nova transferência;, explicou o diretor, que pediu para ter o nome preservado. Este é ao menos o terceiro caso de violência contra professores e voluntários socioeducativos da rede pública do Distrito Federal este ano, conforme levantamento do Correio. Não se sabe quantos casos aconteceram em anos anteriores porque, segundo a Secretaria de Educação, os casos de agressões nas instituições de ensino não eram contabilizados pela pasta.
; Clima
Chuvisco na seca
Moradores relataram chuviscos no fim da noite de ontem, na região central de Brasília, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, além da Asa Sul, do Lago Sul, Noroeste e Sudoeste. O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) confirmou os episódios, mas disse ser em pontos isolados e que, pela previsão, só duraria até a noite. Para o fim de semana a expectativa é de frio, com temperaturas mínimas a 8;C. O meteorologista Hamilton Carvalho explicou que, historicamente, é pequeno o registro de chuva em julho. A última vez que isso aconteceu foi em 2015. ;Essa chuva de hoje (ontem) deve acontecer em alguns pontos, mas vai passar. Deve-se a uma frente fria na região Sudeste, ocasionando áreas de instabilidade e chuva no sul e leste de Goiás;, esclareceu. Para hoje, a expectativa é de céu nublado a parcialmente nublado. A temperatura mínima deve chegar a 10;C na madrugada, e 24;C, durante a tarde. Amanhã, o tempo ficará parcialmente nublado a nublado. A temperatura mais baixa deve ser 8;C e a máxima, 23;C.
; VISITA
Bastidores da notícia
Alunos do COC do Jardim Botânico estiveram na sede dos Diários Associados para conhecer os bastidores do Correio Braziliense e das rádios do grupo. ;Nossos alunos leem muito livros paradidáticos, que tratam sobre textos jornalísticos. Conversamos muito sobre a história do Correio Braziliense e levo exemplares do jornal para a sala de aula;, contou a professora Girlene. A turma pôde conhecer os estúdios da Rádio Clube, a redação do Correio, o parque gráfico e o Centro de Documentação (Cedoc) do jornal. ;Gostei muito de ter vindo, porque acho muito importante a leitura, pois, sem ela, fica difícil ter uma formação ao crescer. A minha parte preferida foi o local de impressão do jornal;, comentou Manuela, 11 anos. As visitas do projeto Leio e Escrevo meu Futuro são realizadas às quintas-feiras. Informações: www.facbrasil.org.br e 3214-1304.