Cidades

Esta deve ser a semana mais fria do século em Brasília, prevê Inmet

Instituto Nacional de Meteorologia prevê temperaturas mínimas entre 7ºC e 9ºC até domingo (14/7), o que torna este o período mais frio dos anos 2000. Clima favorece uma série de doenças

Bruna Lima
postado em 09/07/2019 06:00
Os cariocas Lucas e Marianna foram supreendidos pelo frio candangoSentiu que o frio apertou nos últimos dias? Pois se prepare. Esta promete ser a semana mais gelada deste século no Distrito Federal. Os termômetros registraram, na manhã de domingo (7/7), 5,7;C, a temperatura mais baixa na área central de Brasília desde 2000. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mínimas até o próximo fim de semana devem ficar entre 7;C e 9;C e a máxima, não passa dos 24;C.

O tempo frio ajuda qualquer um a não esquecer o casaco em casa. No entanto, outros cuidados durante o inverno são necessários para evitar várias doenças mais recorrentes durante a estação. Além de resfriados e gripes, a queda nas temperaturas e a baixa umidade do ar aumentam a ocorrência de crises de asma, bronquite, sinusite e rinite. Problemas de pele e sintomas de dores crônicas também tendem a se intensificar e até mesmo doenças cardiovasculares crescem, em média, 30% durante o inverno.

Segundo o médico cardiologista Fausto Stauffer, com o frio, o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue para o corpo, pois as paredes dos vasos sanguíneos se contraem. ;Se chega menos fluxo de sangue, menor a oxigenação, o que eleva os riscos do infarto. Há, também, uma relação com as doenças respiratórias, já que as infecções virais e bacterianas acabam aumentando os riscos de doenças cardiovasculares;, explica.

Quem tem mais propensão a sofrer problemas no coração ; como hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e pessoas sedentárias ; deve ter cuidado redobrado durante a estação. ;É necessário manter as atividades físicas de forma regular, tomar as medicações nos períodos certos, se alimentar bem e beber bastante água. É justamente no frio que aumenta o percentual de sedentarismo e as pessoas tendem a comer mais carboidratos e isso é o contrário do que se deve fazer nesta época;, recomenda Stauffer.

Pressão alta

Quem garante que vai seguir à risca as recomendações do médico é a professora Gilda Almeida, 51. Hipertensa, ela passou por um susto e reconhece a necessidade de se cuidar. ;Tive aumentos súbitos de pressão, senti inchaço, edemas e formigamento, ficando à beira de um infarto. A gente precisa ter qualidade de vida e, para isso, tem que se policiar, porque os riscos são grandes;, conta.

Para evitar que qualquer uma dessas doenças se manifeste, a copeira Maria das Graças, 54 anos, só anda agasalhada. ;Mesmo que não esteja com frio, ao sair de um ambiente fechado para um aberto, boto logo o casaco, para evitar um choque de temperatura. Também bebo bastante água e evito ficar perto de gente gripada.; Ela tem sentido mais frio do que nos últimos anos. ;Não esperava um inverno desses. Mesmo durante a tarde e fazendo sol, bate aquele vento bem mais gelado que a gente arrepia toda.;

Fenômeno

De acordo com o meteorologista Amilton de Carvalho, do Inmet, o inverno mais rigoroso não é característica exclusiva do DF. ;A frente fria que atinge o Brasil veio mais intensa em 2019. Ela chega pelo Sul e se dissipa no Nordeste. No Centro-Oeste, essa maior intensidade também é percebida e como, este ano, tivemos chuvas dentro da normalidade das estações, o que não aconteceu nos últimos anos, isso contribui para uma estiagem;, explica.

Se as baixas temperaturas dos últimos dias surpreenderam os moradores da capital, imagina para quem veio do Rio de Janeiro passar a semana em Brasília. O casal carioca Marianna Boroto, 24, e Lucas Rodrigues, 25, esteve na cidade para fazer uma prova de concurso e não trouxe agasalhos suficientes. ;A sorte é que ficamos na casa de amigos e eles emprestaram até meias grossas para esquentar. Usei até segunda pele;, diz Lucas. Mesmo durante um passeio à tarde, com bastante sol, o casaco foi peça fundamental. ;A gente não está acostumado com esse tempo, então foi bem diferente, mas deu para segurar o frio;, comenta Marianna.

Apesar dos ventos gélidos que marcam o atual inverno, as temperaturas mínimas desta semana estão longe de ser as mais baixas registradas no DF. Em 10 de junho de 1985, os termômetros marcaram 1;C. No mesmo ano, as estações do Inmet indicaram outras quatro mínimas inferiores a 4;C e, naquele inverno, algumas madrugadas chegaram a apresentar sensações térmicas negativas. Desde o início do século 21, nenhuma temperatura ficou abaixo de 5;C. Ainda que a menor registrada na área central tenha sido de 5,7;C, nas regiões mais afastadas do DF, a Estação Águas Emendadas, em Planaltina de Goiás, chegou a aferir 5,2;C, em 2013, e 5,5;C, em 2010.

Cuidados

Dicas para minimizar doenças típicas do inverno:

; Evite banhos quentes
; Umidifique o ar
; Aplique soluções nasais e lágrimas artificiais
; Não utilize inseticidas, espirais contra insetos e desodorantes ambientais com cheiros ativos
; Evite aglomerações em ambientes fechados
; Use filtro solar e chapéu
; Redobre os cuidados com alimentação e hidratação
; Evite ter em casa tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, bichos de pelúcia e móveis estofados
; Não use vassouras, panos secos e espanadores
; Faça exercícios físicos em locais abertos somente até 10h e após 17h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação