Cidades

Mulher passa por cirurgia inédita no Hospital de Base

Novo procedimento para troca de próteses foi feito em quatro horas

postado em 09/07/2019 22:30
Pacientes que aguardam por cirurgias de troca de próteses poderão contar com a nova técnica
Em cirurgia inédita no Brasil, uma mulher de 47 anos passou por tratamento de infecção protética no Hospital de Base nesta segunda-feira (8/7). Há seis meses, a paciente colocou uma prótese no quadril, mas teve uma infecção e por isso foi necessária reabordagem cirúrgica.
Normalmente, o procedimento é feito em duas etapas: primeiro é feita a retirada da prótese e coleta de material para exames. Depois de pelo menos dois meses, caso esteja em condições, é colocada uma nova.
Em quatro horas, os profissionais do Hospital de Base limparam a área necrosada e fizeram a troca da prótese antiga por uma definitiva. O médico que realizou a cirurgia, o ortopedista Mário Soares, passou três meses treinando a técnica em Hamburgo, na Alemanha. Segundo ele, a complicação atinge de 1,5% a 2% dos pacientes e costuma ser devastadora.
O tratamento agora segue com uso de antibióticos por até 14 dias. O médico garante que a intervenção em apenas uma etapa diminui o sofrimento do paciente e não traz limitações de movimentos, uma vez que já é possível andar no dia seguinte. A partir de agora, pacientes que aguardam por cirurgias de troca de próteses poderão contar com a nova técnica.

*Com informações da Agência Brasília*

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação