Cidades

Brasília já teve neve e Esplanada coberta de gelo; veja as fotos

Registro em fotos mostra dia em que gelo se acumulou pelas ruas da área central do Plano Piloto, após chuva de granizo

Renato Alves
postado em 10/07/2019 17:07
Gelo no gramado em frente Congresso Nacional chamou atenção de quem passavaA onda de frio vinda do Sul se espalhou pelo Brasil, fazendo as temperaturas despencarem em todo o país. O Distrito Federal deve ter a semana mais gelada da história, com todos os dias registrando temperaturas mínimas abaixo dos 10;C. No entanto, dificilmente proporcionará imagens incríveis como as feitas em 1961 por um fotógrafo anônimo.

A menor temperatura registrada na capital (pela estação convencional do Setor Sudoeste) foi de 1,6 ;C, em 18 de julho de 1975. A maior atingiu 36,4 ;C em 18 de outubro de 2015. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que, desde 1961 (a partir de 21 de agosto), faz a medição oficial em Brasília.

Mas o DF já registrou até neve. Em um dos mais antigos relatos de viagem pelo sertão brasileiro, o quinto governador de Goiás afirma que ;no mês de junho, chega a cair neve;, referindo-se a Mestre d;Armas, atual Planaltina.

[FOTO1417388]

Neve

A história da neve no cerrado consta em um dos mais antigos relatos de viagem conhecido pelos pesquisadores. Intitulado Jornada que fez Luiz da Cunha Meneses da Cidade de Bahia... para Vila Boa Capital de Goyaz, é obra de Cunha de Menezes, quinto governador e capitão-general da Capitania de Goiás. Fruto da viagem dele para tomar posse como governador da então capitania de Goiás, onde chegou em 15 de outubro de 1778, ele anotou as distâncias em léguas. Mas, acima de tudo, o mais surpreendente é o relato sobre a presença de neve, em uma região hoje conhecida pela baixa umidade no período que costuma ir de maio a outubro.

O impressionante fenômeno climático está na anotação realizada em 10 de outubro de 1778: ;Da Bandeira a Contage de São João das Três Barras 11 léguas, a saber ao Sítio Novo 2, ao Pipiripaô, 1 e 1/2, ao Mestre d;Armas 2, e 2 ; São João das Três Barras, sítio tão frio que no mês de junho, que é a maior forma de inverno, chega a cair neve.; Junho, nos tempos atuais, é justamente o início da seca no Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação