Cidades

25% das vítimas de estupro no DF são crianças e adolescentes

Criminosos recorrem a reclassificação do crime estupro de vulnerável para conseguir diminuição da pena

postado em 10/07/2019 20:40
criança de olhos fechados com mãos sobre o peito
Nos primeiros quatro meses de 2019, o Disque 100 do governo federal recebeu 5 mil denúncias de estupro de vulnerável, isto é, jovens com menos de 14 anos de idade. Por dia, são registrados 50 casos, como informa o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Um levantamento da Corregedoria do órgão mostra que, no ano passado, cerca de 25% dos estupros cometidos no DF foram contra crianças e adolescentes.
A pena para quem comete o crime é de 8 a 15 anos de prisão. Para amenizar a punição, a defesa dos acusados costuma recorrer pedindo a reclassificação para crimes cujas penas são mais leves, como a contravenção penal de perturbação da tranquilidade ou delito de submissão da criança ou adolescente a vexame ou constrangimento. A penalidade nestes casos varia de 15 dias a dois anos de detenção e pode ser substituída por pagamento de multa.
Segundo o MPDFT, de 2017 a junho deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu 15 recursos do tipo, sendo que 14 já foram julgados. Na maioria deles, 85%, o tribunal acatou a solicitação do Ministério Público para manter a classificação do crime como estupro de vulnerável.
Um dos casos tratados foi o de um homem que passou a mão nas partes íntimas de uma menina de 7 anos. Inicialmente condenado a 15 anos de reclusão, a decisão foi alterada após a defesa conseguir que o crime fosse enquadrado como a contravenção penal de ;molestar alguém ou perturbar a tranquilidade;, cuja pena máxima é de dois meses de prisão ou multa. O MPDFT recorreu ao STJ e o recurso foi acatado, restabelecendo a sentença.
Considera-se estupro de vulnerável tanto a conjunção carnal quanto a prática de qualquer outro ato libidinoso praticado contra menores de 14 anos. O mesmo vale quando a vítima, mesmo que maior de idade, não está em condições de consentir o ato.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) registrou 140 ocorrências de estupros contra vulneráveis nos cinco primeiros meses de 2019. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de casos caiu 21,8%, quando houve 170 registros.

17 vítimas

Nesta semana, a denúncia de que um professor de catequese e instrutor em escolinha de futebol abusou de 17 crianças e adolescentes no Guará chocou o Distrito Federal. José Antônio Silva, 47 anos, é procurado pela Polícia Civil por ter violentado crianças entre 4 e 12 anos ao longo de 25 anos.
As denúncias começaram a ser feitas em maio deste ano, na 4; Delegacia de Polícia (Guará). As primeiras vítimas foram meninos do convívio familiar do suspeito. Eles eram violentados no quarto dos pais de José Antônio. Ele está foragido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação