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Obras em andamento

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/07/2019 04:27
Plataforma superior foi interditada em 26 de junho por risco de desabamento e passa por reformas

A maioria das escadas rolantes e dos elevadores continua fora de serviço e, de acordo com a Administração da Rodoviária, falta uma empresa privada que fique responsável pela fiscalização de ambos. ;O contrato firmado para garantir a manutenção era muito deficiente e não atendia às necessidades. Ele expirou no fim de maio e isso demanda tempo para licitar. Estou pedindo um contrato emergencial. Mas, mesmo assim, temos um grande problema de degradação e vandalismo. Enquanto não trouxermos vigilantes para cá, ficará complicado;, defende Josué Martins, administrador da Rodoviária.

O terminal está em obras de recuperação da fachada há cinco anos, segundo a Novacap. A previsão é de que as intervenções terminem em dois meses. A última que teve dimensão semelhante ocorreu entre 1994 e 1998. O diretor de Edificações da companhia, Francisco Ramos, afirma que os trabalhos incluem reformas nos banheiros e melhoria da acessibilidade. Na plataforma superior, haverá a demolição da laje das extremidades, para reconstrução, e reparos no corredor central. ;Não há gravidade nesse miolo, que é possível recuperar, mas há fissuras na laje, por isso estamos demolindo;, ressalta Francisco.

Em relação à reclamações sobre ônibus, a Secretaria de Mobilidade informou que a frota do Distrito Federal está em fase de renovação e, desde o início do ano, mais de 150 coletivos novos foram integrados ao sistema do DF, em substituição a veículos antigos. ;Os novos carros têm motor mais silencioso, GPS, são mais econômicos e têm sistema de biometria facial, que traz mais tecnologia e segurança aos usuários. A renovação da frota ocorre de forma gradativa, de acordo com a idade e o tipo, conforme previsto em regulamento;, afirmou a pasta, em nota. O tempo máximo para circulação deles varia entre 7 e 10 anos. (JE)

"O contrato firmado para garantir a manutenção era muito deficiente e não atendia às necessidades. Ele expirou no fim de maio e isso demanda tempo para licitar;
Josué Martins, administrador da Rodoviária
Para saber mais
Trabalho de emergência
Em 26 de junho, a plataforma superior foi interditada, depois que um relatório da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) ; responsável pelas manutenções no terminal ; apontou que fissuras presentes nas vigas de sustentação aumentaram de tamanho. O laudo informou que havia risco iminente de desabamento. As obras começaram na quarta-feira, sob responsabilidade da empresa Concrepoxi, e custarão R$ 1,19 milhão aos cofres do GDF.

Linha do tempo

1960
É inaugurada a Rodoviária do Plano Piloto, no ponto de cruzamento dos Eixos Monumental e Rodoviário (Eixão). O terminal recebe ônibus urbanos e interestaduais

1976
O número de pessoas que passam pelo local é de, aproximadamente, 160 mil

1979
Três anos depois, esse número pula para 301 mil (crescimento de 88%)

1981
Entra em vigor o Sistema Integrado de Transportes Urbanos. Passageiros pagam por um bilhete e podem pegar quantos ônibus quiserem se não deixarem os terminais

1994
A Estação Rodoviária de Brasília passa por uma reforma geral, após 14 anos sem manutenção

1998
O terminal é reinaugurado. À época, o movimento diário era de 400 mil pessoas

2014
O sistema Expresso DF (BRT) é inaugurado na capital federal, como resultado das obras realizadas antes da Copa do Mundo


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