Cidades

Bombeiros realizam queima controlada para evitar grandes incêndios

Ação foi iniciada nesta segunda-feira (15/7) e tem previsão de término na quarta-feira (17/7). O trabalho será feito na área de proteção ambiental das bacias do Gama-Cabeça de Veado

Alan Rios
postado em 15/07/2019 10:15
Ação de prevenção é necessária em épocas de seca Para evitar devastação de incêndios na vegetação, o Corpo de Bombeiros começa, nesta segunda-feira (15/7), a queima controlada em áreas de proteção ambiental das bacias do Gama-Cabeça de Veado. A prática, denominada de Aceiro Negro, é realizada em épocas críticas de seca para evitar que incêndios florestais tomem proporções maiores. O Correio mostrou que a capital já registrou quase 1,6 mil ocorrências de incêndio em área de preservação até a primeira semana de julho. A área queimada equivale a mais de mil campos de futebol.

A ação cria espaços vazios dentro da vegetação, como se fossem divisões, para que o fogo encontre esses ;bloqueios; e não se alastre em ocorrências. Além de isolar possíveis focos de incêndios, a queima controlada reduz o risco de acidentes e mortes de animais. O planejamento prevê três dias de trabalho e a previsão é de que termine na quarta-feira (17/7).

;A queima controlada da vegetação será feita às margens da DF-001, iniciando no km-034, em frente ao Portão 2 da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília (EEJBB), próximo ao balão que dá acesso a Unaí e BR-040, e será finalizado próximo à linha do trem, totalizando 25 km de Aceiro Negro;, divulgou o Corpo de Bombeiros, em nota.

Além da corporação, estarão presentes também as equipes do Jardim Botânico de Brasília, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), entre outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação