Isa Stacciarini
postado em 16/07/2019 20:19
[FOTO1420814]O eclipse parcial da Lua deixou movimentada a Praça dos Três Poderes nesta terça-feira (16/7). Por quase três horas, os brasilienses testemunharam a lua cheia ter um de seus lados gradualmente apagado, até surgir completa novamente. O auge do espetáculo (veja na galeria acima) aconteceu às 18h30.
O espetáculo foi acompanhado por pessoas como a funcionária pública Ana Lúcia Matos, 57 anos, que levou o próprio telescópio para a Praça dos Três Poderes, acompanhada da filha Ana Laura Linhares, 10 anos. "Meu pai tinha essa tradição e cresci com essa paixão pela astrofísica", ressaltou Ana Lúcia.
O físico e presidente do Clube de Astrônomos de Brasília (Casb), Ricardo Melo, explicou que o eclipse acontece quando a Terra fica em uma posição entre o Sol e a Lua. Neste caso, o planeta acaba projetando sua sombra sobre o satélite natural, cobrindo parcialmente sua visão.
Locais de observação
"A lua já nasceu eclipsada, ou seja, quando chegou ao alto já era visível o eclipse. Dois terços ficaram com sombra e um terço se manteve iluminado", explicou o físico, para quem as praças dos Três Poderes e do Cruzeiro são os melhores lugares da cidade para acompanhar esses fenômenos."São locais em que qualquer ponto do horizonte leste fica limpo e dá para ver completamente. Quem perdeu, agora já sabe onde apreciar os próximos;, ressaltou. Este ano, ainda haverá mais um eclipse solar, semelhante ao ocorrido em 2 de julho (veja fotos abaixo), em dezembro.
[FOTO1412557]
[FOTO1412557]