Cidades

Irmã de Rhuan retoma a vida

Morando com o pai e a madrasta, menina de 8 anos, que testemunhou os horrores vividos pelo garoto assassinado em Brasília, vai começar a frequentar a escola em agosto

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 17/07/2019 04:06
A prisão
Rosana e Kacyla são presas em flagrante pelo assassinato de Rhuan Maycon. Elas são levadas para a 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte), onde confessam o crime. Ambas alegam que a criança era a fonte dos problemas do casal e decidiram realizar o homicídio para começar uma nova vida. Conforme a investigação, a dupla premeditou a ação, pois comprou a faca e o carvão da churrasqueira às vésperas do crime. Em 1º de junho, a Justiça determina a prisão preventiva %u2014 ficam detidas por tempo indeterminado.







A sobrevivente de uma das maiores barbáries da história de Brasília retoma a vida aos poucos. Um mês e meio após a morte do irmão, Rhuan Maycon, 9 anos, em Samambaia, a irmã dele volta a brincar e a sorrir. Mas não fala do crime nem da violência em casa, apesar de saber de tudo o que aconteceu com o garoto, esfaqueado e esquartejado pela mãe e pela madrasta.

A rotina da menina de 8 anos começa a se parecer com a de qualquer garota da idade dela. Gosta de andar de bicicleta na rua, além de brincar com os pintinhos e o cachorro de estimação. Agora, quer um gato. ;Disse que não dá para termos todos os animais, ou vamos ter que mudar para uma fazenda;, brinca o pai, de 29 anos.

A garota mora com o pai e a madrasta, de 27 anos, em uma casa na capital acreana, Rio Branco, desde 15 de junho. O Conselho Tutelar da cidade acompanha a família. Recentemente, conseguiu uma vaga para a menina em uma escola da rede pública. As aulas começam em agosto. Uma prova definirá se ela estudará no 3; ou 4; ano.

De acordo com a conselheira tutelar Valdisa Mendes da Costa Silva, responsável pelo acompanhamento do caso, não há registros da menina em nenhuma escola do país. ;No entanto, ela nos disse que começou a cursar o 3; ano quando morou em Maceió. Então, achamos importante ela passar pelos testes na escola para descobrir com qual série ela é compatível;, explica.

Blindagem

A escolha da instituição foi cuidadosa, para preservar a menina. ;Decidimos por uma escola distante da casa dela, para que a garota não tivesse que conviver com crianças que saibam sobre a história. Isso é para ela não passar por um novo trauma, sobretudo por ela ainda ser muito fechada para falar sobre o que aconteceu com o irmão de criação;, salienta Valdisa Silva.
A conselheira também se reuniu com o corpo pedagógico do colégio, para pedir cuidado e completo sigilo quanto à condição da garota. ;É de extrema importância que, em um caso tão atípico, não haja interferências de fora e pessoas. Portanto, pedimos zelo dobrado da direção e dos professores, para que não ocorra a exposição; completa Valdisa.

Para o pai, o afastamento da filha do colégio por quatro anos não influenciou no crescimento intelectual dela. ;Ela é muito inteligente, apaixonada pela leitura e escrita. O interesse dela a ajudou a não ficar para trás. Desde que falamos da escola, minha filha ficou muito animada;, relata o pai.

O sonho de retomar os estudos vem acompanhado da profissão que a criança pretende seguir. Ao contar para a família que deseja construir prédios quando crescer, descobriu o nome da carreira: ;Expliquei que o caminho é ela se tornar uma engenheira civil, e ela adorou a ideia.;

Bicharada

A rotina na casa da garota não começa pelo café da manhã, pois ela não sente fome após acordar. Depois de escovar os dentes, ela se reúne com o cachorro, um pitbull, e os dois pintinhos de estimação. Ela ainda queria adotar um gato. ;Ela entendeu que não é possível termos tantos animais no nosso espaço e que temos que cuidar dos que já temos;, afirma o pai.

Como a menina não pode ter outros bichos, se contenta em ver as mais variadas espécies pela televisão. ;Minha filha não é muito apegada à TV, o que me deixa muito feliz. Mas, quando ela vai escolher o canal, sempre é de animais. Ela assiste a documentários, pois, assim, descobre sobre eles e a rotina que levam;, detalha o pai.

Quando se trata de leitura, o interesse dela é por gibis. ;Ela gosta da Turma da Mônica, mas posso afirmar que, tudo o que se trata sobre gatos, a minha filha está lendo. Os felinos são a grande paixão dela. Ela tem um gosto grande pela leitura;, destaca o pai.

Outro passatempo é andar de bicicleta e brincar com as crianças que moram na rua dela e na igreja evangélica que frequenta com a madrasta e o pai. Ela também convive com a avó paterna, uma tia e uma prima, de 11 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação