Publicidade

Correio Braziliense

Filhotes de coruja são resgatados por bombeiros durante incêndio em mata

Segundo a corporação, com a proximidade do fogo os animais abandonaram o ninho e estavam em situação de risco


postado em 18/07/2019 18:24

Com a proximidade do fogo, filhotes de coruja abandonaram ninho(foto: Corpo de bombeiros/Divulgação)
Com a proximidade do fogo, filhotes de coruja abandonaram ninho (foto: Corpo de bombeiros/Divulgação)
O Corpo de Bombeiros resgatou três filhotes de coruja durante um incêndio florestal no Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina. O socorro foi feito por volta das 15h30 desta quinta-feira (18/7). Segundo a corporação, com a proximidade do fogo os animais abandonaram o ninho e estavam em situação de risco. Ao ser capturados, os bombeiros acionaram o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMa) para acolhimento das corujas. Ao todo, cinco militares em uma viatura participaram da ocorrência. 

Os incêndios florestais têm crescido no Distrito Federal a medida em que a seca começa a dar os primeiros sinais. Apenas na quarta-feira (17/7), os bombeiros atenderam 57 ocorrências de fogo em vegetação. As chamas consumiram o equivalente a 321.247 hectares (cada hectare equivale a um campo de futebol).

Os meses críticos de queimada em vegetação são agosto e setembro, mas o período de alerta já começa em julho: até a primeira semana de julho, os bombeiros atenderam a 1.599 ocorrências de fogo em áreas verdes. A região queimada chega a 1.090,84 hectares — mais de mil campos de futebol.

Para evitar devastação, servidores têm adotado ações de prevenção, como a utilização da técnica do aceiro — retirada de parte da vegetação para conter as chamas e evitar que elas atinjam unidades de conservação —; instalação de reservatório de água nas unidades para abastecer as aeronaves de combate ao fogo; roçagem; monitoramento constante; e blitze educativas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade