postado em 19/07/2019 04:07
Vicente Pires
Corte de benefício
A leitora Celcidia Lemos de Oliveira, moradora de Vicente Pires, procurou o Grita Geral para reclamar do atendimento dado à filha no posto do INSS. Segundo ela, Rosimeire Lemos de Oliveira César tem 50 anos é paraplégica por causa de uma cirurgia realizada no quadril há 7 anos e encontra-se encostada no INSS há 6. No mês passado, a filha fez a prova de vida e voltou para a perícia. Nela, o médico informou que: ;Para trabalhar, ela não precisa das pernas;. Entretanto, de acordo com Celcidia, Rosimeire depende de alguém para tudo. Além disso, o benefício dela sofreu um corte outra vez. ;Nós não temos condições de ir atrás de um advogado e precisamos muito desse dinheiro, pois uma pessoa deficiente gasta muito;, afirmou.
; A Subsecretaria da Perícia Médica Federal, vinculada ao Ministério da Economia, informou que a perícia consiste em constatar a incapacidade da pessoa em trabalhar devido à sua condição ou doença. Nessa avaliação, o órgão acrescentou que são considerados critérios, como tempo em que a pessoa está nessa condição, exame físico, relatório do médico assistente, além dos exames complementares apresentados pelo segurado. Segundo a subsecretaria, a pessoa pode solicitar a prorrogação 15 dias antes da data marcada para o fim do benefício, caso julgue que o prazo concedido para recuperação seja insuficiente. Além disso, no caso de negativa de concessão do auxílio-doença, pode ser feito um recurso à Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social.
Taguatinga
Falta de luz
O leitor Rodrigo Pereira Serra, 18 anos, morador da M Norte, queixa-se da frequente queda de luz em casa. Segundo ele, o problema ocorre mensalmente. ;Pelo menos uma vez por mês cai a energia e fica muito tempo sem ser religada. Às vezes, acaba à noite e só volta no outro dia. No mês passado, ficamos das 16h às 22h sem energia e, na semana passada, foi de 23h às 19h do outro dia;, reclamou.
; A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que registra redução na quantidade de vezes em que ocorre falta de energia e no tempo em que o consumidor fica sem fornecimento em todo o Distrito Federal. Segundo a empresa, no caso específico da região onde mora Rodrigo, em 2019, aconteceram três quedas de luz: poste abalroado (6 de julho), falha em religador (8 de maio) e cabo partido (15 de fevereiro). A CEB acrescentou que outras ocorrências pontuais podem ter acontecido especificamente na casa do leitor, mas assegura que, se necessário, será realizada automaticamente uma compensação financeira ao consumidor.