Cidades

Grita geral

grita.df@dabr.com.br (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)

postado em 19/07/2019 04:07
grita.df@dabr.com.br  (cartas: SIG, Quadra 2, Lote 340 / CEP 70.610-901)
Vicente Pires
Corte de benefício

A leitora Celcidia Lemos de Oliveira, moradora de Vicente Pires, procurou o Grita Geral para reclamar do atendimento dado à filha no posto do INSS. Segundo ela, Rosimeire Lemos de Oliveira César tem 50 anos é paraplégica por causa de uma cirurgia realizada no quadril há 7 anos e encontra-se encostada no INSS há 6. No mês passado, a filha fez a prova de vida e voltou para a perícia. Nela, o médico informou que: ;Para trabalhar, ela não precisa das pernas;. Entretanto, de acordo com Celcidia, Rosimeire depende de alguém para tudo. Além disso, o benefício dela sofreu um corte outra vez. ;Nós não temos condições de ir atrás de um advogado e precisamos muito desse dinheiro, pois uma pessoa deficiente gasta muito;, afirmou.

; A Subsecretaria da Perícia Médica Federal, vinculada ao Ministério da Economia, informou que a perícia consiste em constatar a incapacidade da pessoa em trabalhar devido à sua condição ou doença. Nessa avaliação, o órgão acrescentou que são considerados critérios, como tempo em que a pessoa está nessa condição, exame físico, relatório do médico assistente, além dos exames complementares apresentados pelo segurado. Segundo a subsecretaria, a pessoa pode solicitar a prorrogação 15 dias antes da data marcada para o fim do benefício, caso julgue que o prazo concedido para recuperação seja insuficiente. Além disso, no caso de negativa de concessão do auxílio-doença, pode ser feito um recurso à Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social.




Taguatinga
Falta de luz

O leitor Rodrigo Pereira Serra, 18 anos, morador da M Norte, queixa-se da frequente queda de luz em casa. Segundo ele, o problema ocorre mensalmente. ;Pelo menos uma vez por mês cai a energia e fica muito tempo sem ser religada. Às vezes, acaba à noite e só volta no outro dia. No mês passado, ficamos das 16h às 22h sem energia e, na semana passada, foi de 23h às 19h do outro dia;, reclamou.

; A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que registra redução na quantidade de vezes em que ocorre falta de energia e no tempo em que o consumidor fica sem fornecimento em todo o Distrito Federal. Segundo a empresa, no caso específico da região onde mora Rodrigo, em 2019, aconteceram três quedas de luz: poste abalroado (6 de julho), falha em religador (8 de maio) e cabo partido (15 de fevereiro). A CEB acrescentou que outras ocorrências pontuais podem ter acontecido especificamente na casa do leitor, mas assegura que, se necessário, será realizada automaticamente uma compensação financeira ao consumidor.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação