Cidades

Homem é detido por vender arara canindé em grupos de aplicativo

Na casa do suspeito policiais encontraram, ainda, dois pássaros silvestres. A arara não voa. Segundo o suspeito, ele a tratou após a ave sofrer uma mordida de cavalo

postado em 19/07/2019 23:30
Arara era vendida em grupos de aplicativo de mensagem
Um homem de 28 anos foi detido suspeito de vender uma arara criada ilegalmente em cativeiro em grupos de aplicativo de mensagem eletrônica. Policiais militares estavam em Santa Maria quando receberam a denúncia. Ao passar em uma das ruas residenciais do Setor de Chácaras da região, os militares viram gaiolas dentro de um imóvel. Na casa, encontraram dois pássaros silvestres em gaiolas e uma arara canindé nos fundos do imóvel. O flagrante ocorreu nesta sexta-feira (19/7).
Em grupos de aplicativo, o homem anunciava a arara ao valor de R$ 1 mil e, entre as características, escreveu que a ave era "mansinha" e "nova". Aos policiais, o suspeito disse que pegou os pássaros em uma troca feita há 1 ano. Explicou, ainda, que a arara canindé era criada solta e foi tratada depois de sofrer uma mordida de um cavalo da propriedade. Por causa disso, segundo o suspeito, o animal não voa.

Como ele não é criador cadastrado junto aos órgãos competentes, precisou assinar um termo circunstanciado, com base na lei de crimes ambientais, mas acabou liberado.

As aves foram encaminhadas para o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) para, depois, serem levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação