Cidades

Paixão sobre duas rodas

Mais de 750 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições da Granja do Torto durante os 10 dias do Brasília Capital Moto Week, que terminou ontem. O evento é o maior do gênero na América Latina

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 28/07/2019 04:07
O tradicional passeio motociclístico passou por pontos turísticos, como a Ponte JK, a Esplanada e a Praça dos Três Poderes

O ronco dos motores parece música para quem é apaixonado pelas motocicletas. Muitos viajam centenas de quilômetros para sentir o clima e a energia com quem compartilha da mesma paixão. Durante 10 dias, Brasília foi a casa dos amantes das duas rodas com o Brasília Capital Moto Week, maior festival do gênero da América Latina. O evento chegou ao fim ontem. Segundo a organização, a estimativa é de que 750 mil pessoas tenham passado pelo Parque de Exposições da Granja do Torto nos 10 dias.

Na tarde de ontem, cerca de 45 mil motos se reuniram para o tradicional passeio motociclístico, um dos principais momentos do Festival. Ao longo do trajeto, estavam os principais pontos turísticos de Brasília, como o Memorial JK, a Catedral Metropolitana, a Praça dos Três Poderes e a Ponte JK. De acordo com os organizadores do evento, os 10 dias do festival geraram 7 mil empregos temporários.


Ao longo da festa, houve 51 apresentações musicais. Grupos como Biquíni Cavadão, Jota Quest e CPM 22 passaram pelos palcos do festival, além de diversos artistas locais. O espaço contava com lojas temáticas, parque de diversões, camping, praça de alimentação, bares, entre outras atividades. Cerca de 220 motoclubes montaram estandes ao longo do Parque de Exposições da Granja do Torto. Muitos acamparam no local durante os 10 dias. Com churrasco, música e muita conversa, eles compartilharam a paixão pelas motos.

Apaixonados por duas rodas, o policial militar Jorge Braga, 56 anos, e a vigilante Carol de Jesus, 40, decidiram celebrar o próprio casamento durante o evento, na noite de ontem. A ideia foi da noiva, que quis que o momento fosse ao lado de companheiros do motoclube Bodes do Asfalto. ;Nas nossas andanças, fizemos vários amigos. Aqui, eu sabia que teria a companhia deles, de quem vem do Sul, de Minas, do Nordeste", justifica Carol. ;Amo esses eventos, quando terminam, sinto um vazio, até me adaptar de novo.;

O noivo conta que a alegria é muito grande por juntar a paixão pelas motos à confirmação da união com Carol. ;Eu me sinto muito feliz, estamos com o nosso pessoal. O que eu mais gosto nesse universo é dessa união entre todos os motociclistas. Temos amigos e não estamos sozinhos em qualquer lugar do Brasil."


O aposentado Sérgio Guimarães, 73 anos, não falta a nenhuma edição do Brasília Capital Moto Week e elogia a organização do festival. ;É uma grande festa, uma confraternização entre os motociclistas e com a minha família, que está sempre junto;, comenta.

A paixão por moto, conta, vem desde a adolescência. Depois da aposentadoria, aproveitou para viajar sobre duas rodas ainda mais. ;Estamos sempre na estrada, conhecendo pessoas, lugares, minha última viagem foi para o Mato Grosso;, lembra.

As mulheres também marcam presença no festival. A enfermeira Fernanda Silva dos Santos, 37, veio ao evento pela terceira edição, neste ano. "Amo moto desde criancinha, meu pai era motociclista, acho que está no sangue."

Gente de todo o Brasil se mobiliza para participar da festa. O químico Edilberto Granjeiro, 51, veio de Juazeiro do Norte, Ceará. Foram 1,2 mil quilômetros para chegar. ;Vim para encontrar os amigos e pela vontade que sempre tive de conhecer o evento;, explica. Ele ficou satisfeito com a estrutura. ;Não tenho do que reclamar, tem segurança, banheiros, toda a assistência."

Um acidente durante o passeio de ontem, entretanto, causou preocupação. Um dos batedores do 1; Batalhão de Policiamento de Trânsito atropelou um pedestre no Eixo Monumental. A vítima tentava atravessar a rua e chegar à Torre de TV. O militar e colegas escoltavam o grupo de motociclistas do passeio e impediam as pessoas de atravessarem a pista, mas um pedestre cruzou a via e acabou atropelado. Ele foi levado ao Hospital de Base com fratura exposta nas pernas. O militar quebrou o braço.

Visita
O governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou o festival ontem. Ele destacou a importância de o GDF incentivar iniciativas assim. "Temos buscado apoiar e a intenção é fazer com que seja o maior, não só da América Latina, mas do mundo;, disse.

O espaço em que ocorre o evento será concedido à Confederação Nacional da Agricultura, o que gerou preocupação entre motociclistas sobre possíveis mudanças na próxima edição, mas Ibaneis os tranquilizou. "Essa é uma concessão importante para melhoria do espaço, vamos conversar para que o evento seja mantido, mas, se não for possível, não faltam locais em Brasília para receber bem o festival."




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação