postado em 29/07/2019 04:06
ORIGINAL COOKIES
CONSUMO MÍNIMO
; Ricardo Santoro,
Lago Sul
Ricardo Santoro, 39 anos, entrou em contato com o Grita do Consumidor para falar sobre uma suposta prática abusiva por parte de uma franquia da Original Cookies no ParkShopping. Ele afirma que a empresa vende, no mínimo, quatro biscoitos por vez e acredita que a prática viola o Código de Defesa do Consumidor. O leitor conta que pretendia comprar apenas dois biscoitos, mas foi informado pela vendedora de que a loja só vende a partir do dobro desse número. Ricardo avalia que essa exigência configura consumação mínima, proibida por lei.
Resposta da empresa
A empresa respondeu que a venda de um único cookie não arcaria com os custos do produto, como produção, embalagem, pagamento de funcionários etc. ;Quanto à alegação jurídica, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já se posicionou sobre esse procedimento, chamado de venda casada. Segundo o STJ, a venda casada pode ser realizada desde que o consumidor tenha benefícios desse processo. E, com a venda de quatro cookies em apenas uma embalagem, os custos de uma embalagem personalizada para cada cookie são eliminados e não são repassados para o consumidor;, finalizou.
Comentário do leitor
;Não tinha embalagem alguma. O produto era entregue em um guardanapo mesmo. Então, eu penso que essa explicação de que o consumidor tem benefícios não justifica a ação.;
ALEATTO
TROCA DE PRODUTO
; Elza Rosa,
Cruzeiro
A leitora Elza Rosa, 35, comprou um sapato baixo na Aleatto do Conjunto Nacional. No primeiro dia de uso, o solado começou a descolar. ;Colei uma fita, tentando resolver o problema temporariamente, mas, logo depois, o solado do segundo sapato descolou também, deixando-me completamente na mão.; Segundo a professora, ela retornou à loja para reclamar sobre o problema. A atendente informou que poderia trocar o produto, contudo, disse que o sapato havia baixado de preço e sugeriu que levasse a nota fiscal para mostrar o preço antigo. A consumidora avisou que não tinha pedido o comprovante, então, a pessoa que a atendeu pediu para levar o extrato do cartão de crédito. ;Retornei à loja pela segunda vez, explicando que não localizei no extrato do cartão. Não sei, se para ganhar tempo, fui orientada novamente a buscar o extrato da conta-corrente para comprovar a data do pagamento, pois, sem isso, não haveria a troca.; De acordo com Elza, ela procurou os extratos dos meses anteriores, mas não achou a compra porque tinha pagado em dinheiro. Pela terceira vez, a leitora voltou à loja e solicitou que a troca fosse feita mesmo sem o comprovante. A moradora do Cruzeiro disse que a resposta que teve era de que, ;sem o comprovante, não poderia haver a troca;.
Resposta da empresa
A loja respondeu que procurou a cliente e o problema foi resolvido. ;O sapato foi trocado;, informou.
Comentário da leitora
;A troca foi feita mesmo. Infelizmente, eles só tomaram alguma providência após a mídia ter sido acionada. Os consumidores deveriam ser tratados com mais respeito.;