O Consórcio Novo Terminal, responsável pela administração do Terminal Interestadual de Brasília, promove, nesta terça-feira (30/7), das 9h às 12h30, uma campanha para alertar e instruir os usuários sobre o tráfico de pessoas. O evento ocorre no Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em parceria com o Projeto Vez e Voz, ligado ao curso de direito da Universidade de Brasília (UnB).
No terminal, serão distribuídos panfletos com informações sobre prevenção e identificação do crime, com o objetivo de aumentar o número de denúncias no Distrito Federal. Em 2018, as autoridades locais receberam apenas uma queixa.
Apesar do baixo índice, o tráfico humano apresenta números cada vez mais alarmantes. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o país registrou 170 violações no último ano. Destes, 53% são mulheres, 11% homens e 35% não identificados.
A maioria das vítimas, segundo o balanço, tem idade entre 15 e 17 anos (19%), seguidas por crianças de 0 a 3 anos (6%). Exploração sexual e trabalhista, adoção e venda de órgãos são as principais finalidades do tráfico de pessoas.
Serviço
Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Data: 30 de julho, das 9h às 12h30
Local: Terminal Interestadual de Brasília