Cidades

Homem que matou a mulher e sequestrou a filha é condenado por feminicídio

Corpo de jurados decidiu, por maioria, pela condenação de Josesito de Oliveira. A pena é de 25 anos, em regime inicialmente fechado

Sarah Peres
postado em 31/07/2019 20:32
prisãoJosesito Ribeiro de Oliveira foi condenado a 25 anos de prisão pelo feminicídio da mulher, Valdomira Florêncio Sales. O crime ocorreu em 2016, em Planaltina. O homem assassinou a vítima enforcada em frente às filhas dela, de 3 e de 9 anos. Após o homicídio, fugiu com a mais nova para a Bahia, onde acabou preso no ano passado.
O acusado passou pelo julgamento nesta quarta-feira (31/7), no Tribunal do Júri de Planaltina. Segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o assassinato foi cometido em razão de condição de gênero, o que caracteriza feminicídio, e por meio cruel. Além de ter matado a mulher em frente as crianças, Josesito deixou a enteada de 9 anos junto com o corpo da mãe. Elas só foram encontradas três dias depois.
Após leitura da denúncia e debate entre acusação e defesa, os sete jurados se reuniram para dar o veredicto. A maioria decidiu pela condenação de Josesito, no início da noite desta quarta-feira (31). O homem não poderá recorrer em liberdade, conforme decisão do juiz que presidiu a sessão. Josesito voltará para o Complexo Penitenciário da Papuda para cumprir a pena.

Fuga para a Bahia

Josesito estava morando com a filha na Bahia quando foi encontrado pela polícia do estado. A prisão ocorreu após a criação do programa Foragidos da Justiça, pelo Ministério Público, visando possibilitar o cruzamento de dados para a localização de criminosos.
Conforme apuração, para dificultar a investigação da polícia, Josesito matriculou a filha sequestrada em uma creche municipal com nome falso. O homem já cumpriu pena por estupro e porte ilegal de arma de fogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação