Cidades

Correios lançam selo em comemoração aos 50 anos do homem na Lua

Planetário exibe fotos, ilustrações, documentos e vídeos das missões Apollo, cedidos pela Nasa

Bruna Lima
postado em 01/08/2019 06:00
A astronauta Anna Fisher e Marcos Pontes, ex-astronauta e atual ministro da Ciência e Tecnologia;É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade;. Há 50 anos, a frase que descreve o marco histórico foi dita por Neil Armstrong ao pisar na Lua pela primeira vez. Em comemoração à conquista, a pegada de tamanho 41 que o astronauta norte-americano deixou em 20 de julho de 1969 e foi eternizada pela foto feita pelo companheiro de viagem espacial Buzz Aldrin estampa um selo dos Correios. A peça filatélica foi apresentada nesta quarta-feira (31/7), no Planetário de Brasília.

O selo comemorativo é uma parceria com a Embaixada Americana e integra as ações em homenagem à expedição Apollo 11. A peça tem tiragem limitada a 240 mil impressões. A unidade custa R$ 3,75 e está à venda nas principais agências dos Correios do país e na loja virtual da empresa.

;Essa conquista não é só ligada aos aspectos materiais da ciência e da tecnologia, mas também ao espírito humano de tomar decisão e realizar, apesar das dificuldades;, discursou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, ele reforçou a importância de homenagear a data e fortalecer a parceria entre países. ;O ponto de vista de astronauta, uma das melhores coisas que a gente tem, é a visão do planeta unido, com todas as pessoas trabalhando juntas;, ressaltou.
Selo comemorativo: a unidade custa R$ 3,75 e está à venda nas principais agências dos Correios do país e na loja virtual da empresa

Além do ministro, estiveram na solenidade o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e a astronauta norte-americana Anna Fisher, primeira mãe a ir ao espaço. Ela compartilhou com o público a experiência de ter sido uma das seis selecionadas pela Nasa para inaugurar o treinamento para mulheres, em 1978.

O evento também marcou a inauguração da exposição sobre a trajetória das missões Apollo até o primeiro pouso em solo lunar. Assim como a imagem que ilustra o selo especial, as fotos, ilustrações, documentos e vídeos que compõem a mostra foram cedidas pela Nasa e vão ser exibidas ao público no Planetário até outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação