Cidades

Condenado a 25 anos por matar a mulher

postado em 01/08/2019 04:08
O Tribunal do Júri de Planaltina condenou a 25 anos de prisão Josesito Ribeiro de Oliveira, pelo assassinato da mulher, Valdomira Florêncio Sales. O acusado matou a companheira enforcada em 2016, em Planaltina. Após o crime, fugiu com a filha do casal, à época com 3 anos, para a Bahia, onde foi preso no ano passado e transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o crime foi cometido em razão de condição de gênero, o que caracteriza feminicídio, e por meio cruel. Josesito asfixiou Valdomira na frente das filhas da vítima. Em seguida, fugiu com uma delas e abandonou a enteada, de 9, no local do feminicídio, com o corpo da mãe. As duas só foram encontradas três dias mais tarde.

O corpo de sete jurados decidiu, por maioria, pela condenação de Josesito. Ele cumprirá a pena em regime inicialmente fechado e sem a possibilidade de recorrer em liberdade, conforme decisão do juiz que presidiu a sessão. Após o julgamento, o acusado foi encaminhado novamente para a Papuda.

Josesito já havia sido condenado por estupro e porte ilegal de arma de fogo. O MP o localizou por meio do programa Foragidos da Justiça e solicitou a prisão à polícia baiana. A menina sequestrada frequentava a creche municipal da cidade com nome falso, o que dificultou a investigação.

Localização
As buscas por Josesito motivaram o Ministério Público a criar o programa Foragidos da Justiça, que tem como objetivo utilizar a inteligência e o cruzamento de dados para localização de criminosos. Segundo o órgão, o projeto será oficializado em breve, mas funciona de forma inicial no Guará, desde agosto de 2018. Até o momento, a iniciativa localizou cinco de sete foragidos procurados, todos envolvidos em crimes contra a vida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação