Cidades

Hospital de Base cria banco de perucas para mulheres com câncer

Serviço já entregou 52 perucas produzidas com fios naturais para mulheres em tratamento de câncer. Tempo de espera para receber a peruca deve cair de três meses para 10 dias

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 01/08/2019 11:46
É possível doar presencialmente ou enviando cabelo por envelope, aos Correios

Um novo brilho para a autoestima de mulheres com câncer. É essa a proposta do Hospital de Base, que inaugurou o primeiro banco de perucas instalado em um hospital público no Distrito Federal. Criado na quarta-feira (31/7), o serviço já entregou 52 perucas produzidas com fios naturais para mulheres em tratamento.

A ideia partiu do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília. A rede já realizava a distribuição desses materiais, mas agora terá um espaço específico para receber as doações e entregar para as pacientes cadastradas. O tempo de espera na fila também deve reduzir de três meses para até 10 dias.

Durante o evento de inauguração do banco, houve a doação de uma criança de sete anos. Abraão Silva dos Santos tinha o cabelo com comprimento até na cintura. "Fiz uma promessa para cortar o cabelo do meu filho apenas aos sete anos de idade, porque eu tive complicações no parto e na gravidez. Hoje, estamos cumprindo os votos", disse a mãe, Severina Santo.

Para doar, basta cortar o cabelo amarrado e seco, colocar em um saco plástico limpo ou envelope. O ideal é que o cabelo não esteja com química e tenha a partir de 20 centímetros de extensão. Assim, o doador pode comparecer à sala da Rede Feminina de Brasília, que fica no Hospital de Base. O atendimento ocorre todos os dias, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

As doações também podem ser enviadas pelos Correios para o endereço Setor Comercial Sul ; SCS- Quadra 01, bloco G, Edifício Baracat, sala 208, Brasília/DF, CEP 70.309-900. Para receber as perucas, as interessadas devem estar cadastradas no programa assistencial da Rede Feminina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação