Jornal Correio Braziliense

Cidades

O azul do céu encontra o amarelo do ipê

Depois das espécies com floração roxa, é a vez de a cidade se encantar com as plantas cor de ouro



Chegou a temporada de um dos ipês mais queridos pelos brasilienses, o amarelo. Em diversas regiões do Distrito Federal, já podem ser vistas as árvores características do cerrado florindo e enfeitando a capital com a cor alegre e cheia de vida. Esta é a segunda espécie de ipê a florescer, seguida do rosa, depois o branco e, por último, o verde. O que abre o período é o roxo, que ainda pode ser visto em diversos lugares, em especial, no centro de Brasília, na Esplanada dos Ministérios (veja Para Saber Mais).

Os ipês-amarelos são os que têm plantas mais vigorosas e resistentes e atingem entre 15 metros e 18 metros. A duração das flores é de 15 dias, em média, sendo que uma árvore pode florir mais de uma vez durante o mesmo período de seca. A floração de uma mesma cor pode durar até dois meses, dependendo das condições climáticas.

Além da beleza, os ipês-amarelos fazem parte dos cartões-postais do DF. O chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Raimundo Silva, ressalta que todas as espécies da árvore têm peculiaridades, no entanto, a amarela é a que mais chama a atenção, principalmente de turistas. ;É o ipê que tem a cor mais nítida e, hoje, é o símbolo do DF. Muitas pessoas vêm de fora para tirar foto e registrar a beleza dos ipês-amarelos;, conta.

Em Sobradinho, uma árvore na área verde da Quadra 13 floresceu e está atraindo pessoas de todas as regiões. Alguns fazem apenas o registro fotográfico, outros celebram a floração com muita gratidão, como é o caso da corretora de seguros Cristiane Bonjardim, 41 anos, que mora em frente ao ipê. Ao falar sobre a beleza da árvore, os olhos cheios de lágrimas demonstravam a emoção de poder acordar e olhar as flores de cores vibrantes. ;Não dá para descrever. Vê-lo assim, florido, dá uma sensação de vida, de algo feito por Deus mesmo;, declara.

Diariamente, a corretora anda pela área verde com os quatro cachorros da família e ressalta que até os animais de estimação se divertem com a árvore. ;Eles vão direto para debaixo dela e brincam com as flores no chão, que é outro espetáculo. O solo amarelinho, contrastando com o azul do céu, fica maravilhoso. Tem gente vindo aqui direto para tirar foto, fazer vídeo. Virou um ponto turístico mesmo da cidade;, disse.

Em Águas Claras, o início da floração de um ipê-amarelo encanta a auxiliar de serviços gerais Vanderléia Alves, 42. Ela mora em Águas Lindas (GO) e passa pela árvore diariamente para chegar ao serviço. Para ela, a cidade fica mais linda quando as flores começam a aparecer. Além disso, gosta de tirar fotos quando encontra uma. ;Ver todos os dias anima mais meu dia e deixa a paisagem ainda mais bonita. Por enquanto, só encontrei essa. Não vejo a hora de ver a cidade toda florida;, afirma.





Árvores do cerrado

A paixão pela natureza fez o servidor público Matheus Gonçalves, 40, criar um perfil no Instagram para compartilhar imagens de árvores nativas do cerrado. O interesse surgiu ainda na infância, quando observava as árvores tortuosas nas superquadras e parques de Brasília e o colorido dos ipês. Na hora de escolher a cor favorita, não disfarça admiração por todas. ;Acho que cada uma delas, em seu tempo, colore de maneira muito especial a cidade. Mas, naturalmente, o amarelo é aquele mais chamativo e imponente;, admite.

Quem passa pela 705 Norte se depara com um ipê cujas flores amarelas ;nunca murcham;. Na verdade, a árvore, feita de tecido TNT, fazia parte de uma exposição do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e foi resgatada pelo dono do coworking Espaço 365, Flávio Mikami, com o intuito de levar mais cor para a Asa Norte. ;Ela foi um marco no processo de revitalização que a gente quer fazer na W3 Norte, um lugar bastante discriminado. A gente quis construir algo belo e que fizesse diferença na paisagem de Brasília;, disse o empresário.

A peça está no local desde o ano passado e chama a atenção de quem passa. Para Flávio, a árvore representa a construção de algo novo, além de representar resistência, que, segundo ele, simboliza a região. ;O ipê resiste em lugares menos propícios. Está ali, nasce e se mantém em temperaturas bem adversas. Representa bastante o nosso espaço e a capital;, completa.


#missãoipêcb
A temporada dos ipês-amarelos ainda está no início, mas eles já podem ser vistos em várias regiões do DF. Encontrou algum por aí? Faça um lindo registro e publique a foto no Instagram com a hashtag #missãoipêcb. As imagens mais bonitas serão escolhidas pela equipe do Correio e compartilhadas nas redes sociais, no site e no jornal impresso. Vamos colorir nossas redes sociais com a beleza natural da árvore do cerrado.


Para Saber Mais
Veja as cores das florações dos ipês por época do ano:

; Roxo: junho e setembro
; Amarelo: julho e setembro
; Rosa: agosto e setembro
; Branco: agosto e outubro
; Verde: dezembro e março