Cidades

Vítima deve trocar a placa

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/08/2019 04:07
Quando é comprovada a clonagem de placa, o Detran-DF a substitui por outra e ela recebe numeração e letras diferentes. De 2016 a junho de 2019, o órgão fez 247 alterações. O número é mais baixo do que a quantidade de ocorrências registradas de adulterações porque a substituição da placa só é feita quando a polícia não consegue encontrar o veículo clone. Para a vítima não levar mais prejuízo, se faz a troca.

Neste caso, o proprietário do veículo precisa protocolar um requerimento de substituição da placa em uma das unidades do Detran, acompanhado da documentação que comprove a existência do clone. O órgão, então, instaura um processo administrativo para fazer a substituição.

No site do órgão, há uma lista dos fabricantes de placas credenciados. Todo o procedimento de troca, substituição ou reposição é registrado e rastreado pelo Detran-DF, desde a emissão da autorização de confecção da placa, fornecida pelo próprio órgão, e que o fabricante precisa guardar por cinco anos, até a devida confecção dela, com a informação da loja que realizou o serviço.


Passo a passo

; Os veículos novos são registrados e emplacados em um dos postos de atendimento do Detran ou comparece diretamente na concessionária onde o veículo está sendo comprado. É preciso levar a nota fiscal no nome do comprador, documento de identificação pessoal e cópia do contrato de financiamento (caso seja financiado).

; Nos casos de perda, quebra ou dano das placas, o dono precisa ir ao Detran pedir a Autorização de Confecção da Placa. Com essa documentação, a placa poderá ser confeccionada em um dos fabricantes credenciados no Detran.

; Em todos os casos, para registro e emplacamento de carros novos ou reposição de placas, as empresas credenciadas só podem fabricá-las após a apresentação da Autorização de Confecção da Placa. Essa autorização precisa ser armazenada pelo fabricante por cinco anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação