Cidades

No Parque da Cidade, mães se unem para incentivar amamentação

Mobilização promovida pela Secretaria de Saúde marca a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Jéssica Eufrásio
postado em 04/08/2019 08:00
Há três anos, o encontro ocorreu no Jardim Botânico: conscientização

Por ocasião da Semana Mundial de Aleitamento Materno e do Agosto Dourado ; mês de conscientização sobre a importância da amamentação ;, a Secretaria de Saúde promove, hoje, no Parque da Cidade, um encontro com foco na temática. O momento principal do evento será um mamaço, no qual as mães participantes amamentarão os filhos ao mesmo tempo. Apesar de o foco serem as mulheres, as atividades são gratuitas e abertas para toda a população.

O evento ocorre das 9h às 16h, no Estacionamento 12, e incluirá orientações sobre saúde para a família, exposição de carros da Polícia Militar e aula de sling dance (dança com o bebê no colo, preso ao corpo por um tecido). Às 8h, 15 ônibus sairão de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de hospitais regionais levando mães doadoras de leite humano para o evento.

Moradora do Mangueiral e mãe de primeira viagem, a advogada Keila de Lima dos Santos, 34 anos, tem presença confirmada. Ela soube do mamaço por meio do Banco de Leite Humano de São Sebastião e acredita que a iniciativa é uma forma importante de encorajar mulheres a continuarem amamentando. ;Para mim, não foi fácil, especialmente nos primeiros 15 dias. Tive dificuldade com a posição do neném, além de fissuras, dores e sangramento nos seios. No banco de leite, deram dicas, ajudaram a fazer massagens. O suporte deles é sensacional. Não tenho mais problema para amamentar;, elogia Keila. ;Eventos assim são muito importantes como incentivo, pois muitas mulheres têm vontade de desistir;, completa.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno começou na quinta-feira, mas, durante todo o mês de agosto, entidades de diferentes setores promoverão ações com o intuito de informar sobre o papel da amamentação para um desenvolvimento saudável dos bebês. No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde divulgará a campanha por meio de atividades em parceria com órgãos de governo, da sociedade civil e com instituições privadas.

O aleitamento materno é primordial para o desenvolvimento dos bebês de até 2 anos e deve acontecer de forma exclusiva até os 6 meses, segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A prática reduz em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos e diminui a incidência de casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Cerca de 6 milhões de meninas e meninos são salvos a cada ano com o aumento dos índices de alimentação restrita ao leite materno, segundo a entidade.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 41% das crianças menores de 6 meses se alimentam apenas com leite materno, sendo que o tempo médio do aleitamento exclusivo dura 54 dias. Entre os obstáculos para o aumento dessa taxa há a insegurança das mães em relação à quantidade de leite produzido, o posicionamento incorreto do bebê, a introdução de chupetas e mamadeiras, a falta de apoio e as dificuldades que as mulheres enfrentam para retornar ao trabalho.

Mamaço no Parque da Cidade

; Data: hoje, domingo (4/8)
; Horário: das 9h às 16h
; Local: Estacionamento 12, ao lado do Parque Ana Lídia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação