postado em 04/08/2019 04:07
"A importância do Iesb é fazer cumprir a sua missão ao desenvolver ao máximo possível as potencialidades dos seus alunos, para que se transformem em profissionais competentes e cidadãos responsáveis;
Eda Machado, presidente do Conselho de Administração do Iesb
Eda Machado, presidente do Conselho de Administração do Iesb
IESB
Compromisso com o ensino
Com sede inesgotável pelo saber e pela educação, Eda Machado, 80 anos, não imaginou que as decisões que tomou no decorrer da vida pudessem resultar no Iesb. A história da instituição teve início em 1993, como a fundação da mantenedora Centro de Educação Superior de Brasília (Cesb). No ano seguinte, um dos primeiros passos foi o Projeto de Instituição de Ensino Superior de Alto Padrão, submetido ao Conselho Federal de Educação e que tinha a intenção de criar uma instituição de ensino superior inovadora, criativa e ousada.
;Sou a idealizadora do Iesb, mas, acima de tudo, sou professora. Foi essa experiência na docência, junto às minhas andanças pelo mundo, que me fizeram aprender que a instituição que eu estava para criar precisava de excelentes professores, novas práticas pedagógicas, recursos educacionais adequados, além de infraestrutura e tecnologia de ponta;, ressalta Eda, presidente do Conselho de Administração do Iesb.
Com apenas dois cursos ; administração e ciência da educação ; e 320 alunos, o Iesb começou num prédio alugado na 902 Sul. Após um ano de funcionamento, em 1999, a fundação chegou a 1.119 alunos e oito cursos novos. Devido ao rápido crescimento, logo veio a construção de três prédios novos, na 609 Norte, e, em 2003, foi inaugurado o Câmpus Edson Machado, na Asa Sul. Enquanto expandia, a instituição foi conquistando um novo patamar no âmbito educacional, consolidando a reputação em aliar tecnologia, modernidade e ousadia na formação de profissionais disputados pelo mercado de trabalho.
Presente nos câmpus das asas Sul e Norte e no de Ceilândia, que foi criado especialmente para impulsionar e desenvolver a região, a instituição conta com educação a distância, com mais de 50 polos espalhados por todas as regiões do país, e, atualmente, em fase de expansão do Câmpus Águas Claras e Valparaíso e do colégio Iesb. ;A importância do Iesb é fazer cumprir a sua missão ao desenvolver ao máximo possível as potencialidades dos seus alunos, para que se transformem em profissionais competentes e cidadãos responsáveis, capazes de se tornarem agentes de mudança da sociedade e da profissão em que atuarão no futuro.;
Por meio do Naade (Núcleo de Apoio e Atenção ao Discente e Egresso), o Iesb oferece atendimento preventivo, informativo e de orientação aos estudantes e egressos que apresentam dificuldades na vida acadêmica. ;O núcleo acolhe, atende e acompanha o indivíduo, auxiliando-o na resolução de demandas pedagógicas ou pessoais que interferem no seu processo de aprendizagem.; Além disso, o Naade conta com o núcleo de empregabilidade, que ajuda os alunos e egressos no ingresso ao mercado de trabalho.
Solidariedade
No Iesb, a responsabilidade social é desenvolvida e estimulada dentro e fora da sala de aula, por meio de atividades como rodas de conversa, pesquisa científica e prestação de serviços, em que os alunos colocam em prática conhecimentos adquiridos nos cursos de forma responsável e solidária, em situações reais. ;O Iesb em Ação é um Programa de Responsabilidade Social inserido no âmbito da Extensão Universitária do Iesb, que se traduz em como a instituição desenvolve suas atividades, fomentando a participação no desenvolvimento da sociedade onde está inserida.;
A expectativa para este ano é levar a excelência do ensino e da infraestrutura do Iesb para outras localidades e facilitar o ingresso dos jovens que vivem distantes do Plano Piloto, para que tenham a oportunidade de vivenciar uma formação completa na instituição. ;Proporcionar esse crescimento me faz ter a certeza de que valeu muito a pena a criação do Iesb no Distrito Federal e seguir com a contribuição de profissionais diferenciados para o mercado de trabalho local, nacional e internacional;, finaliza Eda.
Participe
DISCUSSÕES IMPORTANTES
Com o objetivo de promover discussões e dar visibilidade a temas atuais e relevantes, de interesse da população ou de segmentos específicos, o Correio Braziliense realiza o Correio Debate, evento que reúne nomes de expressão, autoridades governamentais, entidades empresariais, acadêmicos, especialistas e formadores de opinião em geral. O jornal contribui, assim, para colocar em pauta assuntos importantes com credibilidade e ainda os repercute em cadernos especiais, no site e em outros veículos de comunicação do grupo Diários Associados, ampliando o alcance das discussões.
Pensando nisso, nas próximas semanas, o Correio Debate discute dois temas importantes: Como fazer os juros caírem no Brasil? e Os desafios da alimentação saudável no Brasil. O primeiro, na terça-feira, das 9h às 13h30, tem o intuito de mostrar à sociedade quais são os fatores que mais pesam para as taxas finais aos consumidores. O evento reunirá especialistas e autoridades para dialogar sobre o tema. Estarão presentes o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza, a jornalista especializada em finanças e economia Mara Luquet, entre outros.
O segundo debate, em 14 de agosto, das 8h às 12h, vai tratar de políticas públicas, hábitos e ambientes alimentares que devem ser debatidos para tentar solucionar o atual cenário do país, como o aumento expressivo da obesidade e do sobrepeso em todas as faixas etárias, além de doenças crônicas relacionadas, como câncer, diabetes e as do coração. Entre os presentes, estarão o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o professor da Universidade de Auckland, Boyd Swinburn, e Florence Bauer, representante da Unicef no Brasil.
Os interessados em participar dos eventos podem se inscrever, gratuitamente, pelo site: www.correiobraziliense.com.br/correiodebate/alimentacaosaudavel/#inscricoes e www.correiobraziliense.com.br/correiodebate/juros/#inscricoes. A programação completa também está disponível no site. Vagas limitadas.
Gente...
CONEXÃO ENTRE PROFISSIONAIS E PACIENTES
Carlos Eduardo Spezin Lopes, CEO da Doctoralia
Criada na Espanha, em Barcelona, por Albert Armengol, Frederic Llordachs e David Díaz, a Doctoralia é uma plataforma líder global em agendamento de consultas, que conecta profissionais de saúde e pacientes, transformando e melhorando a relação entre eles. Em 2012, foi criado o grupo DocPlanner, em Varsóvia, na Polônia, sendo o maior marketplace de saúde do mundo, que tem como missão tornar a experiência em saúde mais humana. ;Em 2016, houve a fusão desses dois grupos e Mariusz Gralewski foi definido CEO global;, destaca o CEO Carlos Eduardo Spezin Lopes, 39 anos.
Segundo Carlos, um dos diferenciais da empresa é a disponibilidade em tempo integral da plataforma para busca e agendamento de consultas, envio de perguntas e opiniões aos especialistas. O serviço é sem custo. ;Para os profissionais de saúde, centros médicos, clínicas e hospitais, a Doctoralia oferece ferramentas que ajudam a gerenciar seus pacientes, melhorar a eficiência de suas consultas e potencializar sua presença on-line.;
Em relação à concorrência, o maior diferencial é a credibilidade e o cuidado com a experiência do usuário. ;Desde o momento em que o paciente inicia sua busca pelo profissional de saúde, passando pelo agendamento da consulta, o lembrete dessa consulta e a avaliação pós é por meio dos canais de avaliação e comunicação com o especialista;, ressalta.
Ligada em campanhas sociais, a plataforma atua com a Doctoralia Solidária pela saúde da mulher e do homem, que ocorre em outubro e novembro, respectivamente. Além do Brasil, a campanha ocorre no México, na Espanha e na Itália. ;Na edição de 2018, tivemos adesão de 800 especialistas e mais de 700 pacientes compareceram numa primeira consulta sem custo, agendada on-line.;
Para manter o grupo motivado, a Doctoralia trabalha com comunicação direta, transparência, feedbacks e treinamentos constantes. ;Nosso escritório foi pensado para revelar essa transparência. Quase todas as paredes são de vidro, facilitando as conexões e a comunicação entre as diversas áreas. Além disso, trazemos o espírito do guerreiro de forma lúdica e motivacional. Isso está na forma como nos tratamos, nos emblemas, nas missões que dividimos e até nos nomes dos times.;
O que desejava conquistar quando escolheu empreender?
Esperava gerar um impacto positivo. Construir algo do zero, com o qual eu pudesse me orgulhar e deixar como legado, como a minha história. A Doctoralia é o projeto profissional da minha vida, pelo qual eu quero ser lembrado profissionalmente. É por isso que resolvi empreender com a Doctoralia e, por isso, temos dedicado tanto esforço.
Que desafios enfrenta nos negócios?
O maior desafio é crescer em todas as operações globais de maneira uniforme e rápida.
A qual tarefa dedica a maior parte do tempo na gestão?
Feedback e coaching. Ambos são essenciais para o funcionamento da operação.
Qual é o público-alvo do seu produto ou serviço?
Nosso público-alvo é o novo paciente digital, o paciente 4.0. Esse grupo consiste em mulheres entre 25 e 34 anos, que buscam, principalmente, ginecologistas, psicólogos e dermatologistas e agendam consultas no início da semana, entre segunda e terça-feira, pela manhã. Essa paciente é guiada pelas opiniões de outros pacientes e procura informações sobre saúde, tratamentos e preços com bastante frequência. Seu objetivo é encontrar atenção médica personalizada e humanizada.
Que qualidade valoriza nos funcionários no momento de formar a equipe de trabalho?
Existem duas qualidades essenciais para nós: o espírito guerreiro, que percebemos por meio de perguntas sobre superações pessoais e profissionais do candidato. Avaliamos sua paixão e conexão com as respostas dadas para comprovar a existência desse espírito compatível com a nossa cultura. Outra característica importante é a capacidade de se moldar e adaptar a diferentes situações, em prol da sua evolução profissional e da empresa.
Como se prepara para evitar erro?
Escutamos várias das interações realizadas entre nosso profissional e o profissional de saúde ou paciente. Temos uma área de qualidade em todos os departamentos da empresa, em que realizamos alinhamentos diários com os times, e conseguimos verificar os pontos a serem melhorados de maneira rápida e eficaz.
Que decisões o senhor precisa tomar hoje para construir uma empresa de 100 anos?
Utilizar da verdade como princípio básico, para que assim consigamos construir relações saudáveis e duradouras. Além disso, o cuidado com o que nos propomos a entregar também é essencial para a prosperidade do negócio. Em resumo, trabalhar com valores e princípios arraigados na cultura e fazer com que isso permeie todos os níveis da empresa.
Notas...
Exportação do suco de laranja tem queda de 20%
A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) informou que as exportações totais de suco de laranja (foto) no Brasil, na safra 2018/19, recuaram 20% em relação à temporada anterior, totalizando 925.884 toneladas. As principais justificativas para a baixa, de acordo com a associação, são a recuperação na safra da Flórida, Estados Unidos, e a diminuição no consumo do produto na Europa. ;Na safra 2018/2019, a temporada de furacões na Flórida foi branda, ao contrário do que ocorreu em 2017, quando o furacão Irma devastou os pomares e prejudicou muito a produção local, obrigando os norte-americanos a importarem muito mais suco;, ressaltou Ibiapaba Netto, diretor executivo da CitrusBR. As exportações para os Estados Unidos, na comparação anual, registraram quedas de 39% em volume e receita, com o total de 193.683 toneladas e US$ 31 milhões.
Fertilizantes com registro automático
Está disponível no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) uma funcionalidade que permite o registro de deferimento automático de fertilizantes, corretivos e substratos para plantas, o que dará mais agilidade na interação da fiscalização federal com o setor produtivo. Apesar de o deferimento passar a ser automático, todas as obrigações legais para o registro de produtos estão mantidas. Desta forma, cabe ao produtor e ao importador de fertilizantes o controle para que a composição, garantias e parâmetros propostos estejam em acordo com os regulamentos e padrões vigentes. Os produtos inoculantes, biofertilizantes e remineralizadores não entram no registro de deferimento automático. Todos os estabelecimentos produtores, comerciantes, exportadores e importadores devem ser registrados no Mapa.
Expectativa de crescimento para o Dia dos Pais
Uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio com 400 empresas de 14 segmentos mostrou que os comerciantes brasilienses estão otimistas em relação às vendas para o Dia dos Pais. A maioria dos entrevistados alegou que vai manter o preço dos produtos em relação ao ano passado. Na data, os lojistas esperam que as vendas cresçam 8,69%. Para o período, o setor de vestuários/acessórios está mais otimista, registrando expectativa de crescimento de 27,5% nas vendas. Para alavancar o faturamento, os comerciantes estão investindo em promoções, propaganda, formas diferenciadas de crediário e facilidades de pagamento.