Cidades

Pilotos de jipes refazem o caminho do astrônomo belga Luiz Cruls

Segundo a organização, cerca de 100 pessoas participam da iniciativa

Juliana Andrade
postado em 04/08/2019 14:44
A ação faz parte do projeto Caminhamentos Missão Cruls
Cerca de 50 jipes se reuniram neste fim de semana para visitar um dos trechos percorrido pelo astrônomo belga Luiz Cruls, antes da construção de Brasília. Os motoristas saíram da Praça do Cruzeiro no sábado (3/8), por volta de 7h30, e devem dirigir até o Marco Sudeste, próximo a Palmital (MG).
A ação faz parte do projeto Caminhamentos Missão Cruls. A iniciativa promove passeios aos quatro vértices que delimitam a região do Distrito Federal. Os pontos foram marcados em 1892 durante uma expedição feita por Luiz Cruls, em busca de um lugar para a nova capital do Brasil.
"Nós fizemos uma parceria com Jimny Clube de Brasília e com as prefeitura envolvidas, como a de Abadiania, de Formosa e Vila Propicio e a de Palmital", explicou o historiador Robson Eleutério, do projeto Caminhamentos Missão Cruls.
50 jipes participam da iniciativa
O objetivo, segundo ele, é fazer uma releitura das pequisas feita por Cruls e um levantamento material, imaterial e natural. "A partir disso, vamos trabalhar para valorizar, presevar e desenvolver o sentimento de pertencimento", ressaltou.
Segundo a organização, cerca de 100 pessoas participam da iniciativa. O projeto ainda está em sua primeira etapa. "Vamos encerrar esse projeto no Pico dos Pirineus, enterrando uma urna como Cruls fez. Nela, vamos colocar uma ata do nosso projeto", detalha Robson.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação