Cidades

Operações preventivas dos bombeiros no Lago Paranoá são intensificadas

As operações preventivas, que aproximam bombeiros e a população, tem sido frequentes, aos finais de semana. Difundir informações é prioridade entre militares da corporação

postado em 04/08/2019 19:26

Ações preventivas mobilizam militares, aos finais de semana

Ainda que seja atividade regular, e realizada aos sábados, domingos e feriados, no Lago Paranoá, uma operação de prevenção contra afogamentos está entre as prioridades do Corpo de Bombeiros. Com reforço de 16 militares no efetivo de guarda-vidas e mergulhadores, as ações preventivas fortalecem o Grupamento de Busca e Salvamento e o Posto Delta 1, perto da Ponte JK.

Além dos prioritários atendimentos de primeiros socorros, o resgate de afogados e a busca subaquática, os militares atuam na orientação de banhistas. O bombeiros orientam quanto à necessidade de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, estimulam a adoção dos coletes salva-vidas e reforçam a segurança dos banhistas nos locais resguardados por equipes gabaritadas. Dicas simples, igualmente, são repassadas: em caso de afogamento, procure ofertar à vítima algo que lhe garanta a flutuação e evite abordar o afogado caso não tenha treinamento.

Vale a lembrança de que, pelo telefone 193, há atendimento initerrupto e que banhistas devem apelar, em caso de emergência, diretamente para os guarda-vidas. São pormenorizados os apoios do Grupamento Aviação Operacional (GAVOP), com de helicópteros, além do amparo de ambulâncias e salvamento.

Na ação dos bombeiros, eles comunicam os postos adicionais nas imediações: Pier, perto da Ponte do Bragueto, Prainha do Paranoá, Ermida Dom Bosco, Praça dos Orixás (ao lado da Ponte Costa e Silva) e Ponte JK, além do GBSAL (Vila Planalto) e o Posto Delta 1 (Setor de Clubes Sul).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação