postado em 07/08/2019 12:05
No primeiro semestre deste ano, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Visa) realizou uma operação que apreendeu 129 quilos de carne imprópria para consumo em instituições psiquiátricas do DF. Ao todo, 43 clínicas foram vistoriadas, das quais 31 foram autuadas. Dessas 31, 14 foram intimadas e duas interditadas.
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), a ação fiscal consiste em verificar a parte documental, obediência às normas, rotinas e procedimentos. Também é observada a equipe de profissionais disponíveis, estrutura física, salubridade, medicação e cuidados com o bem-estar físico e psíquico do residente.
Outro ponto verificado é se o estabelecimento dispõe de ficha individual dos residentes com registro periódico do atendimento, como: horário do despertar, atividades físicas e lúdico-terapêuticas, registro de atendimento médico e de outros profissionais, tempo previsto de permanência do residente na instituição, entre outras informações definidas em lei.
O diretor da Vigilância Sanitária, Manoel Silva Neto, enfatiza a importância de o paciente e seus familiares estarem atentos na hora de escolher a instituição. "É preciso observar se ela possui licença sanitária atualizada, profissionais em período integral e compatível com as atividades desenvolvidas, condições dos alojamentos, cardápios oferecidos, prescrição de medicação", disse.