Cidades

Novacap lança exposição fotográfica que debate a violência contra a mulher

A mostra ficará aberta para visitação até 23 de agosto, das 8h às 18h, na sede da Novacap

postado em 10/08/2019 17:25
A Novacap lançou a exposição fotográfica na última sexta-feira (9/8) e fica na sede do órgão até 23 de agosto A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) apresenta a exposição fotográfica Mulher, por trás do Silêncio, do fotógrafo Salveci dos Santos. Esta é a primeira ação integrada com a rede Sou Mais Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher e faz parte da comemoração pelos 13 anos da Lei Maria da Penha, completados em 7 de agosto.

De acordo com a Novacap, a exposição tem o objetivo de discutir a violência contra a mulher no núcleo familiar, além de alertar à sociedade sobre as agressões, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais ou morais. "Esta exposição retrata a história de mulheres que foram vítimas de violência doméstica e visa destacar os cinco tipos de violência existentes e que devem ser observadas com rigor, considerando a sociedade complexa do nosso país", declarou Salveci.

Para ele, a galeria de fotos busca mostrar que a mulher é vítima do ódio irracional do homem, de maus tratos que causam danos e podendo levar à morte.
Para o fotógrafo Salveci dos Santos, a galeria de fotos busca mostrar que a mulher é vítima do ódio irracional do homem, de maus tratos que causam danos físicos, morais e até psicológicos, podendo levá-la a morte

O presidente da Novacap, Candido Teles, destacou que o órgão foi a primeiro a aderir à rede Sou Mais Mulher e que a exposição fotográfica sensibiliza e oferece um olhar diferenciado em relação à violência de gênero. "A violação de direito delas é um problema social e precisa ser coibido e enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade", ressaltou.

A portaria adotada pelo órgão, em maio deste ano, prevê ações conjuntas com a promoção da igualdade de gênero, enfrentamento a violência doméstica e buscando autonomia econômica das mulheres. A exposição é composta de 12 imagens e tem parcerias com a ONG Força Ativa da Mulher (FAM) e a fotógrafa Pamella Huri. A mostra ficará aberta para visitação até 23 de agosto, das 8h às 18h, no hall da sede da Galeria dos Presidentes da Novacap.
Com informações da Novacap*

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação