Cidades

CED Condomínio Estância III, em Planaltina, será militarizado

Quase 60% dos votantes aprovaram o modelo de Gestão Compartilhada, que passa a ser incorporado ainda neste segundo semestre letivo

Bruna Lima
postado em 10/08/2019 23:15
Militarização nas escolas passa a ser incorporada pelo CED Condomínio Estância III, em Planaltina
O Centro Educacional Condomínio Estância III, em Planaltina, é a mais nova instituição do Distrito Federal a adotar o modelo de Gestão Compartilhada. A unidade de ensino tem 1.530 estudantes. E em eleição realizada neste sábado (10/8), os alunos, os pais, os responsáveis e os servidores aprovaram a militarização da escola com 59,69% dos votos. O modelo de gestão será implementado nas próximas semanas e conta com a atuação de policiais e de bombeiros militares para cuidar da disciplina da unidade.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), as outras cinco escolas selecionadas para a Gestão Compartilhada vão votar em 17 de agosto se querem ou não a militarização. São elas: CEF 01 do Itapoã, CEF 19 de Taguatinga, CEF 407 de Samambaia, CED Gisno e CEF 01 do Núcleo Bandeirante. Ao todo, elas atendem cerca de 5 mil estudantes.

A votação é secreta e feita por meio de cédulas. Uma comissão formada por representantes da comunidade é responsável pela contagem dos votos. Para definir os colégios que funcionarão sob o novo modelo de gestão, o governo usou uma metodologia criada pela Secretaria de Segurança Pública, que combina aspectos de vulnerabilidade, violência interna e externa, reprovação, evasão e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Destinado a estudantes do 6; ao 9; ano do ensino fundamental e do ensino médio, o projeto começou a ser implementado no início do ano letivo de 2019. A princípio, quatro escolas já fazem estão militarizadas: o CED 3 de Sobradinho, CED 1 da Estrutural, CED 7 de Ceilândia e CED 308 do Recanto das Emas.

Como funciona

; Cada unidade escolar deve receber de 20 a 25 militares ; PMs ou bombeiros;
; A Secretaria de Educação continua responsável pela parte pedagógica, enquanto os militares ficam com a gestão de aspectos disciplinares, administrativos e das atividades de contraturno;
; As escolas seguem as Diretrizes Curriculares da Educação da rede. Contudo, PMs ministram disciplinas relativas à cultura cívico-militar, como ética e cidadania, banda de música, musicalização, esportes e ordem unida;
; Os alunos recebem uniformes diferenciados, produzidos pela Fábrica Social;
; Meninas devem usar coques e meninos, cabelo curto.

Retorno positivo

Segundo o governo, em todas as quatro escolas onde é desenvolvido, o projeto foi bem recebido. Encomendada pelo governo, a pesquisa realizada pelo Instituto Exata entre 11 e 12 de junho, com a participação de 925 entrevistados, mostrou a aceitação popular pelo novo método de gestão: 88% das pessoas ouvidas aprovaram a medida.

A consulta mediu ainda o grau de conhecimento da população sobre como funciona, na prática, a divisão de tarefas entre os servidores da Secretaria de Educação (SEE) que cuidam da parte pedagógica e os da Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsáveis pela disciplina. De acordo com o estudo, que consultou homens e mulheres com idade entre 16 e 60 anos, 90% conhecem a importância da iniciativa.
Com informações Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação