postado em 13/08/2019 19:01
Dois casos de suspeita de sarampo foram descartados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal nesta terça-feira (13/8), mas três pessoas com sintomas da doença ainda estão sendo examinadas. Ainda não há confirmação de nenhum episódio da doença na capital, mas o ressurgimento do sarampo em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Bahia fizeram a vigilância aumentar no DF.
Somente no último final de semana, cinco pessoas foram examinadas após irem ao estado paulista ou terem tido contato com quem visitou a região, que apresenta surto da doença. O sarampo é contagioso e preocupa por ser de alta transmissibilidade, com risco de complicações graves e até mesmo óbito.
;Agora que dois foram descartados, temos trabalhado para averiguar os outros três, ainda em investigação. Há casos em que as respostas podem ser mais rápidas, outros em que podem demorar, a depender da necessidade de mais coletas e da logística com outros laboratórios, caso precise;, destacou a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar, Renata Brandão.
O sarampo tem como sintomas febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Quem apresentar esse quadro deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional sobre os sintomas. Estima-se que uma pessoa doente transmita o vírus para outras 18, então pessoas com suspeitas devem evitar deslocamentos desnecessários.
Com informações da Agência Brasília