Cidades

Novacap inicia projeto de combate ao despejo de lixo no Lago Paranoá

Iniciativa pretende monitorar galerias de lançamento no espelho d'água. Projeto pode ser expandido para outras regiões do Distrito Federal

postado em 14/08/2019 21:36
monte de lixo; lago ao fundo; jet ski e lancha passando por lago Para diminuir a quantidade de resíduos despejados no Lago Paranoá, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) iniciou, nesta semana, um trabalho de manutenção preventiva na rede de drenagem pluvial que desemboca no espelho d;água. A ação inclui um plano de monitoramento das 16 galerias de lançamento na bacia e visa evitar o despejo de lixo nela, principalmente com a chegada das primeiras chuvas.

A proposta da Assessoria de Meio Ambiente da Novacap, responsável pelo projeto de monitoramento, é se antecipar à contaminação do lago, uma vez que o espelho d;água serve para abastecimento público. A ideia prevê duas vistorias por semana para que, até o fim do ano, todas as galerias estejam em boas condições e para que resíduos e graxas despejados de forma irregular nas bocas de lobo da cidade não cheguem à bacia.

Entre as ações, haverá, ainda, a avaliação das condições físicas das tubulações para verificar se estão rompidas, se faltam rejuntes e se estão obstruídas com entulhos ou sem tampas nos poços de visita. Após as análises, as equipes produzirão um relatório com informações sobre os reparos estruturais necessários. Os consertos serão executados pela própria companhia.
A Novacap destaca que a atenção voltada para o Lago Paranoá se deve ao fato de a água dele ser captada para consumo humano. Ainda assim, o projeto-piloto tem chance de ser expandido para outras regiões administrativas do Distrito Federal onde haja conexão entre a rede de drenagem e rios.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação