Cidades

Congresso debate inovações na área gastronômica; evento termina hoje

Empreendedorismo e tendências culinárias são debatidas em congresso nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Encontro ocorre até esta quinta-feira (15/8), com aulas e palestras que ensinam cortes bovinos, risoto de bacalhau e preparos árabes

Alan Rios, Renata Rios
postado em 15/08/2019 06:00
Empreendedorismo e tendências culinárias são debatidas em congresso nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Encontro ocorre até esta quinta-feira (15/8), com aulas e palestras que ensinam cortes bovinos, risoto de bacalhau e preparos árabesMais do que um lugar para apresentar e discutir ideias do setor gastronômico, o 31; Congresso Nacional Abrasel é palco de inovações que movimentam a economia no Distrito Federal. O evento nacional ocorre nesta semana em Brasília e reúne público de todo o Brasil, com palestras, aulas show e degustações. Rodrigo Freire, presidente regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), contou que a capital ganha muito recebendo nomes da culinária e do empreendedorismo. ;O congresso é fundamental para consolidar a gastronomia local, e as experiências passadas nele ajudam os chefes locais a se aprimorarem e elevarem o nível dos nossos ambientes de comidas e bebidas;, afirmou.

Buscar fornecer serviços de qualidade também é um ponto citado por Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel. Para ele, a troca de experiências entre participantes e palestrantes dá perspectivas para enfrentar a crise. ;A inovação é essencial para o empreendedorismo, para que a economia de um país ou de uma cidade cresça. Então, é importante levar ao mercado, mesmo que em pequenas empresas de vizinhança, algo que atenda as demandas do consumidor. E, quando estamos em um congresso como esse, ideais que vão movimentar a renda e trazer boas experiências acabam sendo inspirados;, disse.

Na tarde desta quarta-feira (14/8), o evento teve como atração principal a palestra de André Street, fundador da Stone, empresa que trabalha com máquinas de cartão. O palestrante deu dicas de como transformar pequenos negócios em grandes empreendimentos. Para ele, é ideal conhecer o mercado, fornecer atendimento humano e investir em qualidade. ;Quando se faz algo com carinho para o cliente e para os funcionários, isso vai se refletir no balanço financeiro. Nunca queiram ter funcionários infelizes, isso não é saudável para ninguém;, explicou. Outro ponto citado na palestra foi a transparência com os compradores de qualquer serviço. ;Tenho orgulho de dizer que a minha empresa não vende nenhuma ideia falsa aos clientes. Ser claro nos negócios tem um valor enorme para qualquer marca;, ensinou.

Para os amantes da gastronomia, vale conferir as cozinhas do Iesb. Durante o evento, os espaços utilizados para as aulas viram palco para grandes nomes da gastronomia mostrarem um pouco de conhecimento e talento. Nesta quarta-feira (14/8), Inaiá Sant;Ana, do Quitutices, abordou pensamento global e cozinha local e ensinou o passo a passo do tacu tacu com arroz de pilão kalunga, salsa de pescados e emulsão de moqueca. Ambos representaram a capital com receitas que apresentam tendências do mercado. ;É fundamental abrir espaço para a gastronomia voltada para um público com restrições alimentares. É um mercado que cresceu muito e está expandindo;, contou Inaiá.

Nesta quinta-feira (15/8), o público poderá assistir mais aulas e palestras. Como a de Tônico Lichtsztejn, do Cowtainer, que ensina cortes e preparos da costela bovina, às 12h30; a de Renato Carioni, do Cosi, que faz o passo a passo do risoto de bacalhau e abóbora, às 15h; e a de Lídia Nasser, que ocupa a cozinha com preparos árabes, às 16h45. ;É uma oportunidade de introduzir a gastronomia árabe e falar um pouco sobre a minha história na gastronomia;, conta Lídia Nasser, chef e proprietária de cinco marcas e sete restaurantes na cidade.

Programe-se

; 31; Congresso Nacional Abrasel ; Mesa ao Vivo Brasília

Data: até esta quinta-feira (15/8)

Endereço: Iesb Asa Sul ; Câmpus Edson Machado, na SGAS 613/614, lotes 97 e 98

Mais informações: congressoabrasel.com.br

*Assinantes do Correio Braziliense e estudantes têm 50% de desconto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação