Cidades

Profissionais que participaram da cirurgia de Lis e Mel são homenageados

A Secretaria de Saúde homenageou os mais de 50 profissionais que acompanharam as gêmeas desde a gestação

Caroline Cintra
postado em 16/08/2019 17:55
Mel e Lis nasceram em 1º de junho de 2018, no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib)Os mais de 50 profissionais de saúde que participaram da cirurgia de separação das gêmeas siamesas Mel e Lis receberam uma homenagem da Secretaria de Saúde na tarde desta sexta-feira (16/8). A operação foi realizada com sucesso em 27 de abril, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar.

Estiveram na solenidade o governador em exercício, Paco Britto; o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e representantes das instituições que acompanharam todos os procedimentos realizados por hospitais públicos do Distrito Federal.

"É uma imensa alegria ver que as gêmeas estão bem e com saúde. Todos que participaram desse processo demonstraram a capacidade que todos os profissionais da rede têm de fazer esse trabalho e mostrar para o Brasil e o mundo que o DF têm profissionais de qualidade", disse o secretário Okumoto.

Para o governador em exercício, Paco Britto, o resultado não poderia ser diferente. "Todos os profissionais são exemplos pelo o que fizeram. Dois dos meus três filhos são estudantes de medicina e vocês são exemplo para eles. Brasília é a capital do futuro", afirmou.

Cheias de energia, Mel e Liz, passaram toda a solenidade arrancando risadas dos convidados. Os pais, Camilla Vieira, 25, e Rodrigo Aragão, 30, aproveitaram a ocasião para agradecer a todos os envolvidos. "Obrigada por todo o que fizeram por nós. Agora, vocês fazem parte da nossa família", declarou emocionada a mãe das gêmeas.

Ao final do evento foi apresentado o documentário Vidas ligadas: um desafio para a ciência, que conta a história da gêmeas, produzido pela Caravela Filmes. Este é o primeiro caso de gêmeos craniópagos (unidos pelo crânio) registrado no DF.
[VIDEO1]

Relembre o caso

Mel e Lis nasceram em 1 de junho de 2018 no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Em 27 de abril passaram pela cirurgia de separação no Hospital da Criança. Foram 20 horas de procedimento. A rápida e
recuperação surpreendeu os médicos.

Em 21 de maio, Mel recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi visitar a irmã, após 23 dias distantes desde a cirurgia. Dias depois, em 27 de abril, Liz saiu da UTI. A alta do hospital foi em 3 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação