Cidades

Prata da Casa: amor, cotidiano e reflexões são temas da dupla ELESDOIS

Os irmãos Bruno e Amanda Cardoso usam a música para falar sobre o dia a dia deles, e, por consequência, das dores, da vida e das paixões dos jovens em geral

Mateus Arantes*
postado em 16/08/2019 18:08
Briga de irmãos? Pode até ter, mas aí Bruno e Amanda fazem música disso... Eles são irmãos ; o que seria o suficiente para aquelas brigas tão comuns dentro de casa. Mas a paixão dos dois pela música fez com que se unissem. A ponto de formarem uma banda. Uma dupla. ELESDOIS. Assim mesmo. Bruno e Amanda Cardoso, ela com 25 anos e ele com 30, são os únicos músicos da família. Apesar de novos, por tentativa e erros (e acertos também), cresceram na carreira e hoje propõe composições que falam de amor, relacionamento e fatos da vida. Usam do rock e do indie pop ao folk americano para se expressar.
A dupla surgiu em meados de 2013. Nesses seis anos de carreira, trabalhos consolidados e desilusões. ;Musicalmente, aprendemos o que fazer e o que não fazer. Até regulamos nossas expectativas quanto ao mercado musical, alinhando com os projetos pessoais;, lembra Bruno, sobre o amadurecimento da dupla. Uma dessas desilusões ocorreu quando eles ainda eram adolescentes. Tinham o projeto de uma banda de punk rock que não deu certo. E a infelicidade dos irmãos acabou fazendo com que eles ficassem um tempo parados.
No começo do ELESDOIS, Bruno e Amanda sabiam que dessa vez tinha que ser diferente. ;Nós tentamos nos reinventar como músicos e como pessoas. Sabíamos que tínhamos que fazer algo novo, que fosse verdadeiro. Isso inspirou o nome da banda: esses dois períodos que vivemos até aqui na música;, conta Amanda, a vocalista da dupla, falando da fase da adolescência e do começo de uma nova era para eles.
Um dos primeiros passos da nova fase veio com o EP que levava o nome da dupla, lançado em 2015. Em 2018, publicaram o trabalho Maré Reversa, contendo 12 músicas. A canção principal leva o nome do álbum e traz reflexões sobre a sociedade. Fala de um sistema que quer mudança, mas pouco se faz para mudar. Ambas as obras estão presentes em todas as mídias digitais dos irmãos.
As canções são leves, no geral. Algumas horas carregadas emocionalmente, mesclam batidas dançantes, guitarras marcantes e bastante sintetizadores. Bruno, vocalista e violonista da banda, fala sobre uma fase que está por vir. ;Além dos singles inéditos, vem músicas em espanhol e clipe novo;, divulgou. E mais trabalho com o visual e o processo de produção, partes que gostam muito de dar pitacos. Claro, com a ajuda de profissionais. O último disco foi produzido e mixado por Danilo Snow e Gabriel Vicentini ; o EP havia sido feito por Ronan Barros, amigo da dupla.
[VIDEO1]

As diferenças

Os irmãos Bruno e Amanda não são tão parecidos ; pelo menos não no processo criativo. A vocalista tem um lado mais poético e fantasioso e faz as letras antes da melodia. Já o cantor faz o contrário: pensa primeiro na melodia, depois faz a letra, abordando mais as experiências da própria vida. ;Acreditamos que não há nada melhor que compartilhar histórias pessoais, a dor, a felicidade. Isso nos liga às pessoas;, opina Bruno. E as músicas se desenvolveram com o passar desses seis anos de carreira: como eles, as canções também mudam. ;É um bom período no qual amadurecemos na vida, bem como musicalmente, aprendemos o que fazer e o que não fazer;, explica o vocalista.
Para ELESDOIS, a ligação com o público é essencial. Por isso, tentam fazer algo para ter uma ;conexão; com quem esteja escutando as músicas. Inclusive, já receberam testemunhos impactantes de fãs. ;Já nos escreveram depoimentos que tinham desistido de viver, que não tinham mais sonhos ou motivação, ouviram nossas músicas que trouxeram esperança e ânimo. Isso é cumprir o papel da arte que resgata o amor;, relata Bruno.

* Estagiário sob a supervisão de Leonardo Meireles

Siga o artista!

Instagram: @bandaelesdois
YouTube: bandaelesdois
WhatsApp: 61 984404844

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação