Cidades

Número de ciclistas mortos em acidentes de trânsito cai 23%

Também houve redução de 15% das ocorrências de acidentes fatais nas vias do DF

postado em 17/08/2019 20:11

No primeiro semestre de 2019, 10 ciclistas morreram nas vias do DF

De janeiro a junho de 2019, 10 ciclistas morreram em acidentes nas vias que cortam o Distrito Federal, segundo dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Isso representa uma redução de 23,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 13 vítimas não resistiram. Até junho deste ano, 11 fatalidades envolvendo bicicletas foram registradas. Houve uma queda de 15% no número de acidentes em relação a 2018, quando foram registradas 13 ocorrências no primeiro semestre.

Em geral, os acidentes acontecem pela manhã, entre 6h e 11h59. De acordo com o levantamento do Detran, as cidades com maior número de casos são Gama e Sobradinho, mas também houve registros em Ceilândia, Planaltina, Samambaia, São Sebastião e Riacho Fundo 2.

A maioria dos ciclistas mortos são homens (80%) e a faixa etária mais comum é entre 45 e 49 anos (40% dos óbitos). Em cinco dos 11 acidentes, carros estiveram envolvidos. Em dois, apenas bicicletas; e em quatro situações, motos. Em uma delas, foi o motociclista quem não resistiu.

Ação educativa

Neste domingo (18/8), véspera do Dia Nacional do Ciclista, o Detran estará no 44; Encontro de Grupos de Ciclistas de MTB (mountain bike) de Brasília e Entorno, distribuindo material educativo com orientações e dicas de segurança. O evento acontece na Floresta Nacional de Brasília, entre 7h e 12h.

*Com informações do Detran-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação