Cidades

Após votação, escola do Núcleo Bandeirante será militarizada

CEF 1 é o sexto centro de ensino a integrar o projeto de gestão compartilhada com a Polícia Militar

Mariana Machado
postado em 17/08/2019 23:06
Pais, alunos e servidores participaram da votação neste sábado
Mais uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal passará a ter gestão compartilhada. Após votação aberta a professores, estudantes, pais, responsáveis, ficou decidido que o Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante será a sexta escola militarizada.
Neste sábado (17/8), pais, alunos e servidores participaram do pleito, aberto às 8h e encerrado às 18h. A votação foi dividida em dois segmentos: magistério, assistência e temporários (MAT); e pais, responsáveis e estudantes com mais de 13 anos (PRE).
Na instituição, a maior parte do grupo dos professores (25,49%) votou contra o projeto. Por outro lado, o grupo dos pais se mostrou mais favorável (29,46%). Ao fim, 253 pessoas votaram pela gestão compartilhada com a Polícia Militar do Distrito Federal. Criado em 1977, o CEF atende 931 estudantes do 6; ao 9; ano do Ensino Fundamental.
Outras quatro escolas também tiveram a chance de escolher, mas até o momento desta publicação, a Secretaria de Educação não havia concluído a apuração. São elas: o Centro de Ensino Fundamental 19 (CEF 19) de Taguatinga; Centro de Ensino 1 do Itapoã; Centro de Ensino Fundamental 407 (CEF 407) de Samambaia; e Centro de Ensino Gisno (Asa Norte).
As cinco instituições de ensino foram escolhidas pela Secretaria de Educação após análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além das ocorrências criminais nas regiões onde elas estão situadas. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), todas mostraram rendimento institucional abaixo do esperado. A criminalidade nas cidades em que estão situadas também foi um fator levado em consideração.
Até agora, fazem parte do programa o Centro de Ensino 3 de Sobradinho, Centro de Ensino 308 do Recanto das Emas, Centro de Ensino 1 da Estrutural, Centro de Ensino 7 de Ceilândia e o Centro de Ensino Estância 3 de Planaltina.

Votos

Veja como ficaram os votos no CEF 1 do Núcleo Bandeirante

A favor: 253 votos (53,97%)
Contra: 185 votos (46,03%)

Votos dos professores e funcionários:
A favor: 24,51%
Contra: 25,49%

Votos dos pais e alunos:
A favor: 29,46%
Contra: 20,54%

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação