Publicidade

Correio Braziliense

Estado de alerta: umidade relativa do ar no DF chega aos 18% nesta segunda

Esta é a segunda vez este ano em que a umidade atinge níveis críticos. Brasília está há 77 dias sem chuva


postado em 19/08/2019 17:58 / atualizado em 19/08/2019 17:59

(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
O brasiliense enfrenta um dos dias mais secos de 2019 nesta segunda-feira (19/8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar atingiu os 18% durante a tarde. Esta é a segunda vez no ano em que a umidade atinge níveis tão críticos. A última foi em 15 de julho, quando o mesmo índice foi registrado.  

Por causa da seca, o Inmet emitiu estado de alerta para baixa umidade, aviso que ocorre quando a umidade pode ficar abaixo dos 20%. O órgão ainda ressalta que em períodos com umidade tão baixa há maiores riscos de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.  

Nesta segunda-feira, o Distrito Federal completa 77 dias sem chuvas. A meteorologista do Inmet Naiane Araújo explica que não há previsão de preciptações para os próximos dias. "A tendência é que o tempo continue seco, com formação de massa de ar seco", ressaltou. De acordo com a meteorologista, a expectativa é que as chuvas voltem apenas em setembro, quando o inverno termina.

Cuidados 

Durante o período seco, o Inmet orienta: 
  • Beba bastante líquido
  • Evite atividades físicas 
  • Não se exponha ao sol nas horas mais quentes do dia 
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente  
  • Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193)  

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade