Cidades

Notas 21

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/08/2019 04:07
; Saúde
Mais três brasilienses com sarampo
A Secretaria de Saúde confirmou, ontem, três casos de sarampo no Distrito Federal. ;Os pacientes eram investigados desde 9 de agosto;, afirmou a pasta por meio de nota. Das três pessoas infectadas, dois são irmãos. Segundo a secretaria, eles foram contaminados por um terceiro irmão, que mora no estado de São Paulo e estava visitando Brasília. O terceiro caso foi de uma pessoa que contraiu a doença em uma viagem a São Paulo e voltou para o DF infectada. A prevenção contra o sarampo se dá por meio da vacina tríplice viral, disponível em todas as salas de vacinação.

; Trânsito 1
TJ derruba lei sobre faixa exclusiva
O Conselho Especial do TJDFT declarou a inconstitucionalidade da Lei Distrital 5.751/16, que permitia o trânsito de veículos comuns fora dos horários de pico nas faixas exclusivas do transporte coletivo urbano e demais veículos autorizados. A eficácia da lei estava suspensa, em caráter liminar, desde agosto de 2017. Ao propor ação, o GDF defendeu a inconstitucionalidade da lei de origem parlamentar por se tratar de matéria de iniciativa reservada ao chefe do Executivo local, bem por ofender a separação dos poderes ao invadir competência da União para legislar sobre trânsito e a competência exclusiva do chefe do Poder Executivo distrital para regulamentar a matéria. Alegou, ainda, que a lei acarreta prejuízo financeiro ao transporte coletivo e piora a prestação do serviço, ao provocar a redução do desempenho veicular nas faixas exclusivas, e impacta o meio ambiente ao estimular o uso de automóveis.

; Trânsito 2
Detran para carro com 306 multas
Agentes do Departamento de Trânsito (Detran) flagraram um carro com 306 multas e sem licenciamento desde 2002, em Santa Maria. Eles patrulhavam na Avenida Alagados, na tarde de segunda-feira, quando deram ordem de parada ao Fiat Palio. A maioria das infrações era por excesso de velocidade. Segundo o Detran-DF, o carro acumula uma dívida superior a R$ 48 mil. O veículo foi levado ao depósito. O motorista recebeu mais uma notificação por conduzir o veículo não licenciado, o que indica infração gravíssima, de acordo com a lei, além de uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação