Cidades

Protesto no Eixo Monumental congestiona trânsito no Distrito Federal

Dois protestos marcados para esta quarta-feira (21/8) complicam o tráfego nas vias de acesso ao Plano Piloto

Walder Galvão
postado em 21/08/2019 10:26
Cerca de 300 veículos saíram do estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha e seguem em carreata pelo Eixo Monumental, sentido Esplanada dos Ministérios
Os motoristas que tentam acessar o Plano Piloto enfrentam congestionamentos na manhã desta quarta-feira (21/8). Protesto organizado por motoristas de transportes alternativos, como ônibus, vans e micro-ônibus, começou por volta das 9h e provoca engarrafamentos no Distrito Federal. As forças de segurança da capital montaram pontos de bloqueios estratégicos no Eixo Monumental e orientam que os condutores evitem usar a via.

Cerca de 300 veículos saíram do estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha e seguem em carreata pelo Eixo Monumental, sentido Esplanada dos Ministérios. Eles seguirão até a Catedral de Brasília, onde retornarão e finalizarão o ato, às 11h, próximo ao Teatro Nacional. Durante o trajeto, vias da N1 e S1 serão parcialmente interditadas.

Reflexos do protesto podem ser vistos nas principais vias de acesso ao Plano Piloto. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), há lentidão na BR-060, em Samambaia, sentido Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Congestionamentos também ocorrem na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na DF-001, altura do Balão de São Sebastião, e na Estrada Parque Guará (EPGU), sentido Plano Piloto.

Outros pontos com retenção são o Eixão Sul, L4 Sul, próximo à Vila Telebrasília, e o ponto de acesso à Ponte JK. Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), condutores que tentam sair de Ceilândia e acessar Taguatinga também enfrentam lentidão no trânsito nas avenidas Hélio Prates e Elmo Serejo.

Aplicativos de smartphones de geolocalização, como o Waze, mostram intensos congestionamentos no Eixo Monumental, na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e no Setor Policial Sul. De acordo com a ferramenta, a velocidade média nas vias é de 17km/h.

Mais um protesto

Durante o período da tarde, mais um protesto está marcado na área central de Brasília. Participantes da Marcha do Movimento Nacional de População de Rua se reunirão no Museu da República às 13h e ocuparão o Eixo Monumental às 14h. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os manifestantes usarão duas faixas da via S1 para o movimento, que permanecerão bloqueadas durante o ato. Esse trecho permanecerá bloqueado até a altura do Museu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação