Publicidade

Correio Braziliense

Defesa Civil emite estado de alerta para Brasília devido à baixa umidade

Aviso foi dado nesta quarta-feira. Brasilienses devem tomar cuidados como evitar ativdades ao ar livre e beber bastante água


postado em 21/08/2019 17:01 / atualizado em 21/08/2019 17:28

(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A seca, tão característica do inverno no Distrito Federal, continua castigando o brasiliense. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil declarou estado de alerta nesta quarta-feira (21/8), aviso dado quando a umidade relativa do ar atínge índice abaixo dos 20% durante três dias consecutivos. O dia mais seco do ano foi na terça-feira (20), quando o nível ficou em 18% no DF. 

 

A orientação é para que o brasiliense tome certos cuidados, como evitar ativades ao ar livre entre 10h e 17h, beber bastante água, evitar banhos quentes e longos e não se expor por muito tempo ao ar-condicionado, além de usar protetor solar.

 

Apesar do alerta da Defesa Civil, o Instituto Nacional de Meteorologia informa que a umidade, nesta tarde, está em 21% no Plano Piloto. Já no Distrito Federal, o índica varia entre 18% e 19%. O registro foi realizado em Brazlândia, no Gama e em Águas Emendadas, em Planaltina.

 

Segundo o meteorologista Manuel Rangel, a temperatura máxima desta quarta-feira (21) será de 28,9ºC em Brasília. "A expectativa é que a alta temperatura e a baixa umidade continuem ao longo da semana. Não há previsão de muitas mudanças para o brasiliense", disse. 

Estados

>> Atenção

Quando a umidade relativa do ar fica entre 30% e 20% por cinco dias consecutivos

 

>> Alerta

Quando os registros indicam umidade entre 19% e 12% durante três dias

 

>> Emergência  

Quando o nível de umidade fica abaixo de 12% por dois dias seguidos  

 

Veja abaixo um quadro de dicas da Defesa Civil

(foto: Defesa Civil)
(foto: Defesa Civil)

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade