Cidades

Ação de conscientização sobre doação de órgãos ocorre neste sábado (24)

A programação conta com rodas de conversa com médicos e profissionais, aferição de pressão e brincadeiras para as crianças.

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/08/2019 16:15

Doação de orgãos e de sangue no Distrito Federa

Segundo dados levantados pelo Núcleo de Organização de Procura de Órgãos (IGESDF), 901 pessoas estão na fila de espera para transplantes de órgãos no Distrito Federal. Nos seis primeiros meses de 2019, 26 pessoas doaram órgãos. Comparado a igual período de 2018, o resultado é 23% inferior, com 34 operações. A maioria dos transplantes realizados na rede pública foi de córneas (225). Em seguida, aparecem operações de fígado (46), rim (27) e coração (18).

Em decorrência do mês de mobilização em torno da doação de órgãos, o Setembro Verde, o Instituto Doando Vida por Rafa e Clara promove, em parceria com o Núcleo de Organização de Procura de Órgãos (IGESDF), uma série de atividades neste sábado (24). A partir das 14h, a programação conta com rodas de conversa com médicos e profissionais, aferição de pressão e brincadeiras para as crianças.

O esforço mobiliza profissionais e voluntários em todo o país com o propósito de conscientizar e incentivar a doação de órgãos em benefício do próximo. Das 9h às 14h, uma tenda da campanha será instalada nas proximidades do estacionamento 11 do Parque da Cidade.

Doação

Para ser doador, basta comunicar sua família do desejo de doar. A doação de órgãos e tecidos só acontece após autorização familiar, conforme lei em vigor. Por isso, é importante que a população tenha consciência da importância da doação e possa ajudar quem aguarda nas filas do DF e em todo país.

Serviço:

Doando Órgãos, Doa-se Vidas: Seja um doador

Data: 24 de agosto

Horário: A partir das 9h

Local: Estacionamento 11 do Parque da Cidade

Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação