postado em 23/08/2019 08:57
O aplicativo Whatsapp começaou a ser utilizado para fazer maracações dos retornos ambulatoriais no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A iniciativa, que está valendo desde quinta-feira (22), visa evitar deslocamentos de crianças e gestantes sem necessidade.
A nova metodologia está sendo experimentada há quase um ano e irá modernizar o sistema de informações ao paciente, beneficiando a todas as pessoas que realizarem o agendamento do retorno sem precisar comparecer ao hospital. De acordo com a chefe do Núcleo de Matrícula, Marcação de Consultas e Prontuário de Pacientes (NMCP), Taisis de Oliveira, o objetivo foi garantir ao usuário uma maior segurança e facilidade no agendamento.
"O Hmib tem uma demanda bastante expressiva de marcações e alterações de agendas, no que se refere às consultas ambulatoriais, o que motivou a reestruturação do Núcleo de Matrícula, Marcação de Consultas e Prontuário de Pacientes. Nosso público principal são crianças e gestantes, que merecem uma atenção especial. Uma espera na fila ou até uma vinda ao hospital pode ser desgastante;, complementa.
"O Hmib tem uma demanda bastante expressiva de marcações e alterações de agendas, no que se refere às consultas ambulatoriais, o que motivou a reestruturação do Núcleo de Matrícula, Marcação de Consultas e Prontuário de Pacientes. Nosso público principal são crianças e gestantes, que merecem uma atenção especial. Uma espera na fila ou até uma vinda ao hospital pode ser desgastante;, complementa.
O aplicativo ainda vai melhorar o entendimento da comunicação repassada para que não gere dúvidas quanto a datas e horários. ;E vai reduzir os custos da Secretaria de Saúde com ligações para celulares e telefones fixos, dentre outros aspectos;, destaca Taisis.
Resultados
Durante o período experimental esse sistema de informação revelou boa aceitação por parte dos usuários, e demonstrou bastante agilidade, modernidade e acessibilidade, reforça a chefe do setor.
Com os resultados demonstrativos, analisados entre julho e setembro de 2017, observou-se que o setor apresenta uma quantidade média por semana de alterações de consultas e retornos de 163 remanejamentos de agendas. Essas comunicações foram feitas pelo novo sistema e registrou uma aprovação de 72,4% dos pacientes, nos três meses de testes.
Agendamentos
Caso o paciente não se encaixem na marcação de retorno deverá solicitar agendamento de consulta de primeira vez e de exames pessoalmente, em caso de encaminhamentos vindos do próprio Hmib, ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima das residências.
Nas remarcações em que o paciente não tenha o serviço ou não queira disponibilizar o acesso ao sistema, os funcionários vão continuar efetuando as ligações via telefone e também realizando os agendamentos pessoalmente.
Com informações da Agência Brasília