Cidades

Ibaneis e Caiado selam parcerias para resolver problemas no Entorno

Governadores do Distrito Federal e de Goiás se reuniram nesta quinta-feira (22/8) em Águas Lindas e anunciaram que está em andamento uma série de parcerias para cuidar de problemas da região. Uma delas prevê integração no sistema de transporte

Alexandre de Paula
postado em 23/08/2019 06:00
Hildo do Candango, prefeito de Águas Lindas, recebeu os governadores de Goiás e do DF em encontro que discutiu proposta sobre mobilidade urbanaEm busca de soluções para os principais problemas do Entorno, os governadores do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciaram que estão em andamento conversas e estudos para uma série de convênios para tratar de questões como saúde, segurança pública e mobilidade urbana na região. Os dois se reuniram em Águas Lindas de Goiás, nesta quinta-feira (22/8), para firmar a parceria. Entre as propostas mais avançadas está o projeto de que os ônibus do Entorno passem a fazer parte do sistema de integração da capital.

Na cidade goiana, os governadores receberam também representantes de municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distritos Federal e Entorno (Ride). Dezoito prefeitos e dois vices participaram do encontro para reivindicar melhorias para as localidades e pedir apoio de Ibaneis e Caiado.

O chefe do Palácio do Buriti destacou que DF e Goiás trabalharão em conjunto em busca de melhorias para áreas prioritárias e mais sensíveis do Entorno. O emedebista ressaltou que há conversas avançadas entre as equipes dos dois governos para que as iniciativas voltadas, sobretudo para transporte, segurança pública e saúde, saiam do papel. ;Os nossos secretários de segurança estão reunidos para criar uma política de troca de informações, além de operações conjuntas para garantir a segurança da população que reside aqui;, exemplificou. ;Também vamos cuidar do problema do tráfico. Nós sabemos que grande parte das drogas que chegam ao DF saem dessa região. Estamos avaliando alguns convênios entre as corporações;, disse Ibaneis.

Na saúde, os dois governadores destacaram que a reforma do Hospital de Águas Lindas está em fase final. Caiado ressaltou que garantiu recursos para ampliação do Hospital de Formosa. A intenção é firmar também convênios com o DF para que a capital dê apoio à saúde no Entorno. A melhoria nas unidades goianas é uma das apostas para desafogar a procura nos centros de saúde do Distrito Federal.

Ibaneis destacou que o trabalho em todas as vertentes será feito com total integração. ;O que temos de fazer agora é criar as políticas públicas integradas com a região do Entorno e com a participação do governador Caiado;, afirmou. Ele adiantou outros temas que entraram na pauta: ;Conversamos também sobre a criação do anel viário, que se faz necessário e falamos, por exemplo, sobre o saneamento, já que a maioria da água consumida no DF vem de Goiás; então, nos interessa cuidar do saneamento dessas cidades que estão próximas;, comentou.

Mobilidade

Entre os projetos apresentados nesta quinta-feira (22/8) está uma proposta de consórcio para interligar o transporte público do Entorno com o da capital federal. O projeto, de acordo com os governadores, está avançado e é de autoria da Associação dos Municípios Adjacentes de Brasília (Amab). Segundo Ibaneis e Caiado, a ideia estava em análise pelas equipes das duas unidades da Federação, e o chefe do Palácio do Buriti articula, desde as últimas semanas, a busca de recursos no governo federal.

;Temos todo interesse de fazer com que o cidadão chegue ao seu local de trabalho. Essa parceria foi enaltecida hoje, e temos todo interesse de viabilizar;, adiantou Caiado. A intenção dos municípios é que a gestão fique a cargo das duas sedes do Executivo. Com a integração do sistema, os passageiros poderiam usar um bilhete único para transitar com os ônibus do DF e do Entorno.

A falta de integração, segundo a Amab, aumenta o fluxo de veículos nas pistas que ligam o DF ao Entorno e prejudica a vida dos habitantes da região. O consórcio seria financiado também, de acordo com a entidade, com o próprio valor arrecadado pelo sistema, que reservará uma tarifa para manutenção.

Aproximação

O encontro desta quinta-feira (22/8) é um gesto público que reforça a aproximação entre Ibaneis e Caiado. Desde o início do mandato, os dois se desentenderam em algumas situações e tiveram divergências, como no projeto de criação da Região Metropolitana e nos testes do trem de passageiros que liga Valparaíso (GO) ao DF.

A reaproximação ocorreu depois de um acidente sofrido pela mãe de Ibaneis em Caldas Novas. O governador goiano colocou-se prontamente à disposição para ajudar no episódio. Desde então, os políticos voltaram a dialogar e, nesta quinta-feira (22/8), afirmaram que estão unidos para cuidar dos problemas em comum entre as duas unidades da Federação. ;Aqui vocês podem ter certeza de que nós somos diretos, não tem rodeios. O que está acertado entre nós é uma coisa só: vamos trabalhar com toda a estrutura do governo de Goiás e do DF, com a força que nós temos no cenário nacional, para poder fazer com que os beneficiados sejam essas pessoas que trabalham em Brasília e moram em Goiás;, ressaltou Caiado.

O emedebista reforçou a ideia de união: ;Vamos, a partir dessa reunião de hoje (nesta quinta-feira ; 22/8), consolidar essas que são as maiores reivindicações da população que aqui reside para que nós dois juntos, como Caiado disse, com o peso que temos ; e aqui não tem nenhum elefante, cada um sabe o peso que tem ; possamos trabalhar muito pela população;.

MEMÓRIA

Queda de braço
Em dezembro, a pedido do então governador eleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), o então presidente da República Michel Temer assinou uma medida provisória que permitia a criação de uma Região Metropolitana do Entorno. O texto fazia alterações no Estatuto da Metrópole (Lei n; 13.089, de 2015) para que o DF pudesse fazer parte de uma ação desse tipo ; o que é vedado. A MP, porém, foi alvo de disputas e discussões entre unidades federativas e ficou travada no Congresso Nacional. Sem acordo, o prazo para avaliação se esgotou, e o projeto foi engavetado. À época, Ibaneis e Caiado divergiram sobre o assunto, e o governador de Goiás trabalhou contra a aprovação, a não ser que recursos do Fundo Constitucional fossem destinados para os municípios goianos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação