Cidades

Saiba o que vai mudar no trânsito de Taguatinga a partir de domingo

Detran altera o sentido de vias nas quadras QSB 4 e 5, a partir deste domingo (25/8). Pistas que eram de sentido duplo serão de mão única, conforme o previsto no projeto original da quadra, onde há duas escolas particulares e muito congestionamento

Alan Rios
postado em 24/08/2019 07:00
Samdu: mudanças no acesso a uma das principais avenidas da cidadeMotoristas que passam por Taguatinga Sul devem ficar atentos às mudanças em vias, a partir das 7h deste domingo (25/8). O Departamento de Trânsito (Detran) vai alterar o sentido das pistas nas quadras QSB 4 e 5, que hoje são de mão dupla, transformando ambas em mão única. A via que fica na lateral da QSB 5 será aberta apenas no sentido à Avenida Comercial, enquanto o fluxo de veículos da QSB 4 segue em direção à Avenida Samdu. As medidas atendem ao projeto original da quadra.

As quadras afetadas abrigam duas escolas particulares. Os motoristas que transitam por lá convivem com problemas de falta de estacionamento e congestionamentos nos horários de entrada e saída dos alunos. Por isso, o projeto do Detran prevê a implantação de vagas ao longo da via, em frente a uma das instituições de ensino, onde será construída uma área para embarque e desembarque de passageiros. Agentes de fiscalização vão instalar cones e barreiras e atuarão na região prestando auxílio aos condutores no domingo.

Estela Moura, 19 anos, trabalha em uma escola da QSB 4 e conta que o horário de chegada dos alunos é o mais complicado na rua. ;Como faltam estacionamentos, as pessoas param o carro nas calçadas. Isso cria um problema grande diariamente, porque coloca as crianças em risco, pois elas precisam transitar no meio da pista. A alteração pode melhorar um pouco;, comentou a assistente administrativa. Moradora da QSB 3, a aposentada Regina Maria Silva, 59, concorda. ;Muitas quadras dessa região de Taguatinga Sul têm esse problema do fluxo de carros, já que não há onde estacionar e as pessoas param no meio da rua. Mas essas mudanças precisam ser divulgadas, porque, quando ninguém sabe o sentido da via, há grande risco de acidentes;, opinou.

Boa parte dos moradores das quadras afetadas vai precisar acessar a rua por um caminho um pouco mais longo, como Vitor Davi Ferreira, 25. ;A mudança não me agradou porque vamos precisar dar uma volta para entrar na QSB 4, então a população deveria ter sido procurada;, disse o analista de direito. De acordo com o Detran, o projeto atendeu a reivindicações de audiências públicas. O órgão também informou que serão implantadas sinalizações fixas após o período inicial das mudanças, substituindo os cones e às barreiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação