Cidades

Conheça os moradores do Distrito Federal que gostam de ''passarinhar''

Grupo brasiliense formado em 2005 se dedica a caminhar pelos parques da capital observando e fotografando as mais diversas espécies de aves do DF

Alan Rios
postado em 27/08/2019 06:00
A ariramba-de-cauda-ruiva caça insetos como abelhas sem ferrão, libélulas e mariposasNão é uma profissão, mas seria pouco chamar de hobby, e também não é adequado falar que é só uma atividade de fim de semana. ;Passarinhar; é a paixão de diversos moradores do Distrito Federal, que se reúnem para caminhar em áreas verdes da capital, com o intuito de observar e fotografar as mais diversas aves. Tudo começou com os interesses em comum de quatro amigos, em 2005. Nesta terça-feira (27/8), cerca de 300 pessoas fazem parte do grupo, batizado de Observaves, e outras centenas de brasilienses são esperados, no próximo fim de semana, em um congresso sobre a atividade, o AvistarBrasília.

;Começamos em um quarteto, passando por parques e fotografando aves. Mas uma pessoa vai chamando outra. E, com as redes sociais, nossos passeios foram ficando mais vistos. A partir daí ganhamos um grande número de observadores;, explica Rodrigo D;Alessandro, 44, um dos fundadores. A organização dos primeiros passeios começou em fóruns on-line, passou para os e-mails e chegou aos grupos de WhatsApp, reunindo pessoas de todos os cantos do DF com o mesmo intuito: admirar a beleza dos pássaros do cerrado. ;Isso é legal por diversos motivos. Além de nos fazer bem, por ser algo ao ar livre, que exercita nosso corpo e mente, traz benefícios para a natureza, porque preservamos onde vamos e fazemos um trabalho de catalogação importante para pesquisas;, comenta.

O grupo é aberto para quem quiser participar, não importa se o interessado tem ou não conhecimento prévio sobre aves e aspectos da natureza analisados por eles. Apesar de contar com biólogos e especialistas formados, engenheiros e empresários também fazem parte do time, que se junta para contribuir com o meio ambiente. ;Existe um conceito bacana que é o da ciência-cidadã. Nosso grupo é exemplo disso, porque, a partir do momento em que registramos e divulgamos as informações das nossas ações, elas ficam disponíveis para pesquisadores e agregam no âmbito acadêmico;, exemplifica Rodrigo.
Integrantes do grupo Observaves: cada vez mais especializados na atividade que espanta o estresse

Simplicidade e paz

Observar os pássaros não exige muito. A atividade não tem custos, não necessita de um conhecimento técnico avançado nem tem preconceito com qualquer idade. Porém, a paciência é fundamental. Às vezes os observadores ficam horas esperando uma espécie pousar na árvore e, quando ela surge, não é possível fotografar com nitidez. Mas isso passa longe de ser uma frustração, como diz Bertrando Campos, 64. ;Estar em uma área verde procurando as aves é prazeroso, faz bem para a mente e relaxa muito. Se não der para fazer uma boa foto, não tem problema, porque valeu a pena estar com os amigos em um lugar assim, tranquilo e agradável;, conta o aposentado.

Tancredo Maia, 72, concorda. Integrante do Observaves há mais de 10 anos, ele diz que a atividade é acessível, faz bem para a saúde e ainda ensina muito. ;Só é essencial saber observar e ouvir. Claro que muitos usam máquinas fotográficas avançadas, mas muita gente começa fotografando no celular e vai se apaixonando, como eu. Até ver os passarinhos com binóculos é agradável. Esses passeios simples geram momentos incríveis;, descreve. Cleinia Farias, 50, é mais nova no grupo, começou a participar das atividades há cerca de três anos. ;Ainda não sei tanto quanto os outros amigos, mas sempre fui apaixonada por aves e me encantei com o que eles fazem. Sempre me lembro da primeira vez que usei um binóculos e vi os cílios de um passarinho. Aquilo me marcou;, lembra.
Carcará é um parente distante dos falcões

Congresso

A paixão pelas aves e o interesse científico estarão juntos em um congresso voltado para o público geral e pesquisadores do DF. O 5; AvistarBrasília ; encontro de observadores de aves do Distrito Federal, acontece em 31 de agosto e 1; de setembro, no Jardim Botânico de Brasília. No primeiro dia haverá palestras, exposição e concurso de fotografias aberto à comunidade e atividades para crianças. No domingo acontece uma ;passarinhada; em local ainda não divulgado. Para assistir às palestras é preciso se inscrever no site: www.avistarbrasil.com.br/av19/index.php/avistarbrasilia

Paixão pela natureza

  • Observadores de aves registrados no país: 31.900;

  • Número de espécies do país: 1.887;

  • Quantidade de fotos publicadas no site WikiAves: 2.845.000;

  • O DF é o 9; colocado em número de observadores inscritos no WikiAves, com 789 participantes;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação